Em época de Páscoa, muitos cães acabam tendo acesso ao chocolate humano, seja pela oferta do próprio dono ou porque eles dão um jeito de “roubar” um pedacinho da guloseima. Mas o que muitas pessoas não sabem é que no chocolate há uma substância tóxica para os pets, a teobromina, que pode causar sérios danos à saúde dele, inclusive leva-los a óbito.
As raças mais sensíveis à teobromina são as de pequeno e médio porte, pois a quantidade de chocolate em relação ao seu peso corporal será maior.
Os principais sintomas clínicos que os cães apresentam são o vômito, diarreia, polidipsia (quando o cão bebe mais água do que o normal) e poliúria (quando urina mais do que normal), náuseas e arritmias cardíacas. Além desses, existem outros sinais, considerados mais graves, como convulsão e hemorragia intestinal, que podem ocorrer entre 12 e 24 horas após a ingestão do alimento.
A teobromina, quando em grandes quantidades no organismo do cão, pode ainda causar excitação, hipertensão moderada, ofegância, entre outros. Os sintomas podem se iniciar em poucos minutos, até mesmo no dia seguinte. Isso irá variar de acordo com a sensibilidade do animal.
Por isso, não dê chocolate ao seu cão de maneira alguma. Mas se acontecer dele ingerir, procure um médico veterinário urgente.
Com informações da veterinária Carla Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care, em São Paulo.