Passageiros do Transcol reclamam de superlotação nos ônibus que circulam pela ES 010, na Serra

Compartilhe:
Transcol
Transcol
Entre as linhas do Transcol que mais sofrem com a superlotação estão a 501, 874 e 516. Crédito: Divulgação leitor

Usuários das linhas do Transcol que saem do Terminal de Jacaraípe, na Serra, sentido Vitória, com itinerário pela Rodovia ES 010 estão sofrendo com a superlotação dos coletivos. O problema acontece principalmente nos horários de pico, entre 6 e 8 horas e 17 e 19 horas.

Entre as linhas com maior número de reclamação estão a 501 que faz Terminal de Jacaraípe a Terminal de Itaparica, 874 do Terminal de Jacaraípe ao Terminal de Carapina e o 516, que sai do Terminal de Jacaraípe rumo ao Terminal de São Torquato.

“É um problema que enfrentamos diariamente. Ficamos uma hora e meia na segunda-feira (18) aqui no ponto da rodovia ES 010, perto do Atacado Vem. Os ônibus super lotados, não param, quando param, param longe do ponto justamente para a gente não ter que pegar. Está uma vergonha isso. Já tiraram os cobradores, a gente paga uma passagem tão cara, sai do serviço cansada, e ainda tem que passar por isso”, reclama Maria Aparecida Ohnesorge.

Uma usuária, que preferiu manter anonimato, relatou que o problema com o transporte é persistente. “Desde que comecei a trabalhar aqui em Jardim Limoeiro, a situação é a mesma: os ônibus estão sempre superlotados, o que parece ser um problema sem solução. O Transcol parte de Jacaraípe, passa pelo condomínio Rossi, pelo Camará e segue por toda a extensão da ES 010, e quando atinge a altura do Atacado Vem, já é praticamente impossível embarcar no veículo. Além do mais, com a entrega de muitos condomínios na região, a demanda por transporte aumentou, mas a quantidade de ônibus disponíveis, aparentemente, não acompanhou esse crescimento.”

O Tempo Novo procurou a Ceturb/ES – Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória para falar sobre o assunto. Por meio de nota, a empresa disse que monitora a oferta de linhas e horários e realiza, periodicamente, reavaliação de melhorias para todas as regiões.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também