Categories: Notícias

Passageiros têm até o dia 11 para atualizar cartões do Transcol nos coletivos

Idosos e pessoas com deficiência são maioria dos que não atualizaram os cartões (Foto: Arquivo TN/Gabriel Almeida)

O período de transição para o Bilhete Único Metropolitano nos ônibus do Transcol está chegando à sua reta final. E com apenas 15 dias restantes para a retirada do validador antigo (azul) de dentro dos coletivos, muita gente não atualizou seus cartões de passagem e pode ter mais trabalho para se regularizar após o término do processo.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), a maioria desses cartões pertence aos idosos e às pessoas com deficiência. Ainda faltam ser atualizados 61,44% dos cartões Idoso, 46,30% do Passe Livre e outras categorias que envolvem pessoas com deficiência, e 44,64% de cartões Passe Fácil. Ao todo, 282.841 cartões estão prontos para o novo sistema.

A entidade informa que os titulares desses cartões que ainda não utilizaram o Sistema Transcol por dois dias, seguidos ou não, devem realizar a atualização dentro dos coletivos. É que depois do dia 11 de junho o procedimento só poderá ser realizado em um dos postos de atendimento do GVBus, já que o prazo não será prorrogado.

Depois desse período, os usuários que estão nessa situação devem comparecer nos postos de atendimento nos terminais de Laranjeiras (Serra), Vila Velha e Campo Grande (Cariacica), Ufes e Loja Central (Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória). Se o cartão não estiver atualizado, ele não vai funcionar.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), com a mudança, a promessa dos gestores do Sistema Transcol é incorporar novos serviços para os usuários. Entre eles, está a possibilidade de integração futura com os sistemas municipais de ônibus de Vitória e Vila Velha e com outros modais, como bicicletas compartilhadas e o sistema aquaviário. O aumento do número de pontos de vendas de recarga para cartões e sua disponibilidade na internet também são listados como benefícios, de acordo com a Setop.

A atualização dos validadores será feita durante 30 dias e o bilhete único começa a funcionar em julho. De início, será possível usar o mesmo cartão no Sistema Transcol e no sistema municipal de Vitória. Em 2020, será a vez de integrar as linhas municipais de Vitória.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

16 horas atrás