Dois meses depois de deixar o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o peemedebista Silas Maza é tido nos bastidores como potencial vice tanto do atual prefeito Audifax (Rede) quanto do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Recentemente Silas disse a reportagem do TN: “Chega a ser engraçado, se bobear vou subir no palanque de Osvaldino (PRTB) também”, brinca.
Baixas
Nesta semana, Audifax perdeu dois membros do seu staff principal, Luiz Carlos Reblin, na pasta de Saúde e Márcia Lamas, na Educação. Tudo isso visando às eleições de outubro. A legislação eleitoral obriga que ordenadores de despesas deixassem os cargos no último dia 02 de junho. Reblin é tido como pré-candidato a prefeito em Vitória e Márcia é cotada como vice na chapa de Audifax.
Tocha pela culatra
Ainda entusiasmado com a passagem da tocha das Olimpíadas, o vereador Jorjão (PMDB) resolveu fazer um projeto de lei para criar do Dia da Passagem da Tocha Olímpica na Serra. A ideia é que todo dia 18 de maio seja acesa uma replica da tocha na cidade. Mas a proposta não foi bem aceita entre os internautas, que bombardearam o vereador com comentários negativos. Entre estes comentários, o de dois outros vereadores, Gideão (PR) e Nacib (PDT) já anteciparam que votam contra o projeto.
Causou I
O conhecido fotógrafo serrano e ex-presidente da Associação de Moradores de Jardim Bela Vista, Edson Reis, causou no Facebook esta semana. Tudo porque durante a gravação de uma reportagem no bairro com a participação do prefeito Audifax Barcelos (Rede), Edson que é aliado do deputado Sérgio Vidigal (PDT), questionou o Audifax sobre as condições da escola local e sobre uma promessa de reforma que não teria sido cumprida. O ex-líder comunitário inclusive chamou o prefeito de mentiroso, fato que foi gravado em vídeo e divulgado na internet.
Causou II
Edson, que é pré-candidato a vereador, jura que a cobrança não é um movimento eleitoral. Até a tarde da última quinta-feira (02) a publicação tinha mais de 2 mil compartilhamentos e quase 80 mil visualizações.
Oportunismo animal
Chama atenção a quantidade de pré-candidatos a vereador que estão levantando a bandeira da causa animal. Tem gente aparecendo de tudo quanto é lado dizendo que é a favor do bem estar dos bichinhos. Políticos que segundo alguns protetores de animais, nunca fizeram nada pela questão, agora posam de protetores. Há, de fato, os mandatários que vem há tempos pela causa, mas estes são minorias. Aos eleitores que dedicam sua vida aos animais resta ter o cuidado de separar o joio do trigo na hora do voto.
Xadrez para 2018
Mais uma vez a base do governador Paulo Hartung (PMDB) na Assembleia Legislativa manobra para ganhar tempo e incluir nome do ex-governador Renato Casagrande (PSB) entre os investigados na CPI dos Empenhos. O deputado hartunguista Dary Pagung pediu vistas do processo na última quarta-feira (01), postergando a votação do relatório final assinada pelo pedetista Euclério Sampaio, que inclui cinco secretários da gestão do ex-governador, mas poupa o nome do socialista.
Tentando o xeque-mate
Nos bastidores da casa, o comentário é de que há uma tentativa de colocar Casagrande na fogueira para torná-lo inelegível em 2018, para evitar um confronto com seu hoje rival político, o governador Paulo Hartung. A CPI dos Empenhos investiga supostas irregularidades em gastos da gestão Casagrande e pede a condenação dos ex-secretários Iranilson Casado (Desenvolvimento Urbano), Aílton Xavier (Justiça), Maurício Duque (Fazenda), Fábio Damasceno (Transporte e Obras Públicas) e Tadeu Marino (Saúde) por crime de improbidade administrativa.