Clarice Poltronieri
A novela do início das obras do Contorno do Mestre Álvaro pode ter um final feliz em agosto. É que uma nova promessa do início dos trabalhos foi divulgada nesta semana pelo governador Paulo Hartung (PMDB), após se reunir com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Malta Lessa, na última terça (5), em Brasília.
Segundo a assessoria de imprensa de Hartung, as obras devem começar em agosto e a definição exata do dia só depende do Governo Federal, que já passou R$ 38 milhões ao Estado dos R$ 290 milhões estimados do projeto, o que seria suficiente para a execução da primeira etapa. Já na última quinta (7), o presidente em exercício Michel Temer teria prometido aos senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PMDB) vir ao ES ainda em julho para a ordem de serviço da obra.
O Contorno do Mestre Álvaro é esperado há anos e promete desafogar trânsito na BR 101 no trecho entre Carapina e Serra-Sede, trecho que está previsto para ser municipalizado. A nova via terá 19 km e ligará a região do condomínio Alphaville às proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal, em Belvedere.
O projeto prevê quatro pistas, sendo duas em cada sentido, além de ciclofaixa em toda extensão e 13 passagens de fauna – viadutos para travessia de animais – já que a via vai atravessar áreas de preservação entre o Mestre Álvaro, terrenos alagáveis e florestas do entorno.
A obra é um convênio entre o Governo do Estado e a União e será tocada pelo Departamento Estadual de Rodagens (DER). E apesar de já ter a licença ambiental expedida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), ainda há pendência em relação ao projeto de drenagem.
“Pedimos ao Iema que solicitasse esse estudo junto ao consórcio que fará a obra. Até hoje (quarta, 06) o estudo não foi apresentado ao município. Mas, pelo que sei, a obra vai começar pelas partes altas e sem problemas com desapropriação para permitir alterações no traçado caso haja necessidade”, frisou a secretária interina de Meio Ambiente da Serra, Graciele Perterli.