Categories: Arquivo

Paulo Hartung diz que Contorno do Mestre Álvaro começa em agosto

Áreas de turfa e alagados serão cortadas pela nova estrada na região do Jacuhy. Foto: Arquivo TN Bruno Lyra

Clarice Poltronieri

A novela do início das obras do Contorno do Mestre Álvaro pode ter um final feliz em agosto. É que uma nova promessa do início dos trabalhos foi divulgada nesta semana pelo governador Paulo Hartung (PMDB), após se reunir com o Ministro dos Transportes,  Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Malta Lessa, na última terça (5), em Brasília.

Segundo a assessoria de imprensa de Hartung, as obras devem começar em agosto e a definição exata do dia só depende do Governo Federal, que já passou R$ 38 milhões ao Estado dos R$ 290 milhões estimados do projeto, o que seria suficiente para a execução da primeira etapa. Já na última quinta (7), o presidente em exercício Michel Temer teria prometido aos senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PMDB) vir ao ES ainda em julho para a ordem de serviço da obra.

O Contorno do Mestre Álvaro é esperado há anos e promete desafogar trânsito na BR 101 no trecho entre Carapina e Serra-Sede, trecho que está previsto para ser municipalizado. A nova via terá 19 km e ligará a região do condomínio Alphaville às proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal, em Belvedere.

O projeto prevê quatro pistas, sendo duas em cada sentido, além de  ciclofaixa em toda extensão e 13 passagens de fauna – viadutos para travessia de animais – já que a via vai atravessar áreas de preservação entre o Mestre Álvaro, terrenos alagáveis e florestas do entorno.

A obra é um convênio entre o Governo do Estado e a União e será tocada pelo Departamento Estadual de Rodagens (DER). E apesar de já ter a licença ambiental expedida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), ainda há pendência em relação ao projeto de drenagem.

“Pedimos ao Iema que solicitasse esse estudo junto ao consórcio que fará a obra. Até hoje (quarta, 06) o estudo não foi apresentado ao município. Mas, pelo que sei, a obra vai começar pelas partes altas e sem problemas com desapropriação para permitir alterações no traçado caso haja necessidade”, frisou a secretária interina de Meio Ambiente da Serra, Graciele Perterli.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás