Durante o Seminário de Orientação aos Prefeitos, promovido pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo, nesta segunda-feira (12), o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), garantiu que o Poder Executivo vai fechar o exercício financeiro com os pagamentos em dia. Aos novos eleitos, sugeriu ajustes fiscais e definição de ações prioritárias.
O governador lembrou que, como economista, poderia orientar aos prefeitos eleitos e aos reeleitos que tomem conta de suas despesas e receitas. Opinou que todos os municípios devem fazer ajustes fiscais, implementar austeridade fiscal e avançar em políticas públicas estruturantes, priorizando onde investir os recursos públicos.
O governador destacou que é necessário atuar com análise da conjuntura econômica, social e política e ressaltou a necessidade dos prefeitos eleitos e reeleitos analisarem de imediato a peça orçamentária de 2017, assim como ele fez assim que assumiu o Governo em 2015. Reforçou a necessidade dos gestores públicos atuarem com criatividade na busca por alternativas para superar as dificuldades financeiras.
Hartung apontou como alternativas as parcerias com a iniciativa privada e citou como exemplo a atuação integrada entre o Governo do Estado e o Sistema “S” para desenvolvimento do Programa Ocupação Social.