Política

PDT de Vidigal frustra planos do PT e vai em busca de filiar Fabiano Contarato

No último dia 27 de maio, em Brasília uma reunião entre o senador Fabiano Contarato (atual Rede) e o ex-presidente Lula acabou frustrada. Havia a expectativa entre o PT-ES de que essa reunião sacramentasse a filiação de Contarato ao partido; e automaticamente o colocasse entre os pré-candidatos a governador do ES.

Entretanto, outra sigla partidária acabou frustrando – a princípio – os planos petistas. Trata-se do PDT, que também está dialogando com Contarato.

Segundo fontes ligadas ao senador, Contarato surpreendeu Lula ao citar que também estaria conversando com Carlos Luppi, que é o presidente nacional do PDT; e mais: os termos da filiação estariam melhores do que os apresentados pelo PT. Teria sido nesse momento que a reunião desandou, jogando água no chopp dos petistas capixabas.

A reportagem procurou o PDT-ES na figura do prefeito Sérgio Vidigal, que é a maior liderança do partido no estado. Ele confirmou o interesse do diretório nacional em filiar Contarato. As negociações teriam começado pelas mãos do amigo de Contarato e também senador (pelo Maranhão) Weverton Rocha, que é um dos quadros pedetistas no Senado.

“Respeitamos muito a figura do senador Fabiano Contarato, é um bom quadro e seria muito bem vindo. As tratativas de filiação estão sendo feitas por vias nacionais, direto com o Luppi e o senador Weverton. Mas nós aqui da estadual estamos sendo atualizados sempre e quando for requerido, iremos dar nosso posicionamento”, disse Vidigal.

A reportagem entrou em contato com o senador capixaba por meio de sua assessoria. Até o fechamento dessa reportagem ele não tinha se posicionado. Assim que houver atualização, publicaremos aqui.

Atualmente o PDT-ES faz parte do grupo de partidos que compõem a base de governo de Renato Casagrande. Sobre como ficaria a relação do partido com o PSB local, Vidigal preferiu não comentar, por achar prematuro.

Um fato curioso é que Contarato foi eleito senador da República apoiado pelo ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, adversário de primeira hora de Vidigal. E agora, vem dialogando sobre uma possível filiação com o PDT. Ainda falta mais de um ano para a eleição, mas ao passo que o tempo vai passando, as conversas vão afunilando.

Com PT e PDT disputando filiação de Contarato, vai ficando mais solidificado a ideia de que o senador poderá mesmo ser candidato a Governador do ES. Em um cenário de polarização política nacional entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro, Contarato pode personificar o anti-bolsonarismo no ES e se tornar eleitoralmente viável.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Forró à beira-mar: Som de Dois agita Bicanga neste sábado

A forrozeira será no Desvio Music Bar, em Bicanga, na Serra, e no palco o som fica por conta da…

9 horas atrás

Serra terá circuito histórico e cultural de São José do Queimado

Fabio Duarte é autor da iniciativa. Foto: Divulgação A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou o Projeto de Lei nº…

10 horas atrás

Vital 2025 confirma Saulo, Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada e Tomate

Além dos artistas que já colocaram o Vital na agenda, como Bell Marques, Durval Lelys, Xanddy Harmonia, Timbalada e Tomate,…

10 horas atrás

Músico promove tributo ao rei do reggae Bob Marley em bares da Serra

Rômulo Tertúlia, promove o tributo a Bob Marley em dois finais de semana, em Jacaraípe e Bicanga, e promete reunir…

10 horas atrás

Da Serra, Forrofiá retorna da Europa de olho nas festas de São João no ES

Durante mais de 20 dias, o Forrofiá se apresentou em países como Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália e França. Crédito: Divulgação…

11 horas atrás

Liniker e Ney Matogrosso fazem show gratuito em Vitória no 10º Festival TendaLab

Liniker e Ney Matogrosso são atrações confirmadas do Festival TendaLab, em Vitória. Crédito: Divulgação A capital capixaba vai receber um…

11 horas atrás