Categories: Sem categoria

Pedofilia ataca no WhatsApp

 Nesta semana acompanhamos nos noticiários do nosso Estado a prisão de um pedófilo no Município de Vitória, o qual utilizava o aplicativo WhatsApp para cativar suas vítimas, crianças e adolescentes que possuíam celulares e utilizavam esses dispositivos sem acompanhamento e orientação dos pais.

Vale ressaltar que esses criminosos utilizam os recursos tecnológicos para se aproximarem de nossos filhos. Por isso, todos os pais precisam ficar bastante atentos nas conversas dos filhos no mundo digital. Tal como nos preocupamos com um estranho que a criança e o adolescente conversam na rua, precisamos também ter a mesma atenção na Internet.  No mundo virtual as mentiras e as armadilhas são infinitamente mais fáceis de serem criadas e sustentadas.

Se na década de 2000 os pedófilos usavam o MSN, agora a bola da vez é o WhatsApp. Todavia, a porta de entrada é uma rede social ou um jogo online, pois é por meio dessas ferramentas da Web que os pedófilos fazem os primeiros contatos com sua vítima, para convencê-la a levar a conversa para um aplicativo de mensagens instantâneas.

Para ampliar os cuidados que devemos ter com nossos filhos segue um pequeno roteiro das principais formas de agir dos pedófilos na Internet:

1- Como se fizessem parte daquela faixa etária, frequentam ambientes virtuais ou jogos online voltados para o público infanto-juvenil;

2- Conduzem a conversa de modo a levar a vítima para ambientes mais reservados como o WhatsApp;

3- Solicitam para serem adicionados nas redes sociais, como o Facebook, em que geralmente há fotos e informações pessoais da vítima;

4- Passam a enviar fotos e filmes reais de crianças mantendo relações sexuais com adultos;

5- Induzem a criança a tirar fotos íntimas ou mostrar o corpo através da webcam, argumentando que “todo mundo faz”;

6- Para forçarem um encontro real com a vítima, ameaçam enviar as imagens capturadas e as conversas aos pais ou divulgá-las na rede.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incêndio de grandes proporções atinge área da Vale

O incêndio atingiu uma área da mineradora Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um incêndio de grandes proporções atingiu…

6 horas atrás

Mulher suspeita de invadir shopping e incendiar loja no Rio de Janeiro é presa na Serra

A mulher, suspeita de invadir shopping e incendiar uma loja no Rio de Janeiro, foi presa na Serra. Crédito: Divulgação…

7 horas atrás

Vereador defende Escola Cívico-Militar na Serra

O vereador Cabo Rodrigues defende a instituição de escolas Cívico-Militares na Serra. Foto: Divulgação Tramita na Câmara da Serra Projeto…

9 horas atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.900

O Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.900. Crédito: Divulgação O Governo…

12 horas atrás

Comediante Bira Thomazi se apresenta na Serra em show exclusivo no próximo dia 21

Sucesso no Rio Comedy Club, Bira Thomazi acumula mais de oito anos de experiência na comédia e vem se destacando…

12 horas atrás

Comunicado – 10/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 10-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

13 horas atrás