Divirta-se na Serra

Pela 1ª vez clássico do balé será apresentado ao vivo com orquestra no Parque da Cidade

O clássico do balé ‘Quebra-Nozes’ é um dos mais apresentados no mundo, e terá apresentação no Parque da Cidade, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 19h, ao vivo junto com a Orquestra Camerata Sesi. Crédito: Divulgação/Khennedy Damaceno

O Parque da Cidade, na Serra receberá, pela primeira vez, um clássico do balé mundial, o Quebra-Nozes, que fará duas apresentações ao vivo junto com a Orquestra Camerata Sesi. O público poderá conferir o espetáculo nos dias 15 e 16 de dezembro, às 19h, no Parque da Cidade, em Laranjeiras, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

O espetáculo “O Quebra-Nozes Capixaba” é uma releitura da famosa obra do compositor russo Piotr Tchaikovsky, que estreou em 1892, e vai abranger aspectos culturais e turísticos do Espírito Santo. A Orquestra Camerata Sesi se apresentará com 16 músicos sob a batuta do maestro Isaac Gonçalves, além do convidado especial, o pianista e também maestro Jean Molinari. O elenco do espetáculo de balé é composto por 200 integrantes, com idades de dois a 70 anos, entre bailarinos profissionais e amadores.

Esta é a quarta apresentação do “Quebra-Nozes Capixaba”. As edições anteriores apresentadas na capital reuniram, cada uma, mais de dez mil pessoas e arrecadaram oito toneladas de alimentos cada, que foram destinados para instituições como Asilo dos Idosos de Vitória, Abel Lino Portela e Casa Lares, entre outros.

“O espetáculo de balé foi adaptado para homenagear as histórias e as lendas capixabas, a fim de mostrar toda a diversidade cultural do Espírito Santo, bem como seus pontos turísticos, incluindo o Convento da Penha, o Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, Santa Teresa de Augusto Ruschi, a Escadaria Maria Ortiz, as paneleiras, o congo, entre outros símbolos. Além de toda essa beleza, os alunos amadores, bailarinos profissionais e equipe são um dos maiores diferenciais desta versão, porque amam este espetáculo, se dedicam muito nos ensaios e se apresentarão com muita paixão”, explica a diretora do espetáculo, Liviane Pimenta. 

O espetáculo “O Quebra-Nozes Capixaba” é uma releitura da famosa obra do compositor russo Piotr Tchaikovsky, que estreou em 1892. Crédito: Divulgação

O espetáculo “Quebra-Nozes Capixaba” conta com o patrocínio da Eco101; é executado pela escola Pimenta Dance e a Pimenta Cia de Dança, além do apoio do Instituto Corpo e Mente; apoio da Prefeitura Municipal da Serra, do SESI/ES (entidade do Sistema Findes), MMA Cargas, Companhia Capixaba de Dança, Partido Alto, Canto do Vinho, Ponto Café, Ponto Pizza, DeskRio e Studio FM.

Sobre o espetáculo

O Quebra-Nozes é um espetáculo de balé baseado no conto infantil de E.T.A Hoffmann (O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), tradicionalmente encenado no período natalino, tendo estreia no dia 18 de dezembro de 1892 e apresentado pela primeira vez no Brasil em 1957. A diretora da versão capixaba, Liviane Pimenta, é roteirista, formada pela Faculty of Education of Royal Academy of Dance of London, e está à frente da iniciativa no Espírito Santo desde 2021. Como delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Estado do Espírito Santo, Liviane promove a cultura em conjunto com o turismo, o comércio, o fomento à saúde física e mental, além do viés social.

+ Planalto Serrano terá Natal Solidário para crianças em situação de vulnerabilidade

Sobre a Orquestra Camerata Sesi

Composta por 16 músicos e um maestro, a Orquestra Camerata Sesi foi criada em 2008 e é famosa por inovar no formato de suas apresentações com fusões de gêneros musicais eruditos e populares como Rap, MPB, Forró e Rock’n roll. Seu caráter inovador possibilita a frequente participação de convidados de renome regional, nacional e internacional nos concertos, além de artistas como André Prando, Elaine Augusta, Paulo Ricardo, Mart’nália, Leoni, Oswaldo Montenegro e Juan Gorrin, que já dividiram o palco com a Camerata Sesi. Essa trajetória bem-sucedida atingiu um de seus pontos mais altos com apresentações em dois dos palcos mais renomados do país: a Sala Cecília Meireles e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“O Quebra-Nozes Capixaba”

●  Apresentações: 15 e 16 de dezembro de 2024 (domingo e segunda), às 19h.

● Local: Parque da Cidade.

● Entrada gratuita com 1kg de alimento não perecível.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás