Divirta-se na Serra

Pela 1ª vez clássico do balé será apresentado ao vivo com orquestra no Parque da Cidade

O clássico do balé ‘Quebra-Nozes’ é um dos mais apresentados no mundo, e terá apresentação no Parque da Cidade, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 19h, ao vivo junto com a Orquestra Camerata Sesi. Crédito: Divulgação/Khennedy Damaceno

O Parque da Cidade, na Serra receberá, pela primeira vez, um clássico do balé mundial, o Quebra-Nozes, que fará duas apresentações ao vivo junto com a Orquestra Camerata Sesi. O público poderá conferir o espetáculo nos dias 15 e 16 de dezembro, às 19h, no Parque da Cidade, em Laranjeiras, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

O espetáculo “O Quebra-Nozes Capixaba” é uma releitura da famosa obra do compositor russo Piotr Tchaikovsky, que estreou em 1892, e vai abranger aspectos culturais e turísticos do Espírito Santo. A Orquestra Camerata Sesi se apresentará com 16 músicos sob a batuta do maestro Isaac Gonçalves, além do convidado especial, o pianista e também maestro Jean Molinari. O elenco do espetáculo de balé é composto por 200 integrantes, com idades de dois a 70 anos, entre bailarinos profissionais e amadores.

Esta é a quarta apresentação do “Quebra-Nozes Capixaba”. As edições anteriores apresentadas na capital reuniram, cada uma, mais de dez mil pessoas e arrecadaram oito toneladas de alimentos cada, que foram destinados para instituições como Asilo dos Idosos de Vitória, Abel Lino Portela e Casa Lares, entre outros.

“O espetáculo de balé foi adaptado para homenagear as histórias e as lendas capixabas, a fim de mostrar toda a diversidade cultural do Espírito Santo, bem como seus pontos turísticos, incluindo o Convento da Penha, o Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, Santa Teresa de Augusto Ruschi, a Escadaria Maria Ortiz, as paneleiras, o congo, entre outros símbolos. Além de toda essa beleza, os alunos amadores, bailarinos profissionais e equipe são um dos maiores diferenciais desta versão, porque amam este espetáculo, se dedicam muito nos ensaios e se apresentarão com muita paixão”, explica a diretora do espetáculo, Liviane Pimenta. 

O espetáculo “O Quebra-Nozes Capixaba” é uma releitura da famosa obra do compositor russo Piotr Tchaikovsky, que estreou em 1892. Crédito: Divulgação

O espetáculo “Quebra-Nozes Capixaba” conta com o patrocínio da Eco101; é executado pela escola Pimenta Dance e a Pimenta Cia de Dança, além do apoio do Instituto Corpo e Mente; apoio da Prefeitura Municipal da Serra, do SESI/ES (entidade do Sistema Findes), MMA Cargas, Companhia Capixaba de Dança, Partido Alto, Canto do Vinho, Ponto Café, Ponto Pizza, DeskRio e Studio FM.

Sobre o espetáculo

O Quebra-Nozes é um espetáculo de balé baseado no conto infantil de E.T.A Hoffmann (O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), tradicionalmente encenado no período natalino, tendo estreia no dia 18 de dezembro de 1892 e apresentado pela primeira vez no Brasil em 1957. A diretora da versão capixaba, Liviane Pimenta, é roteirista, formada pela Faculty of Education of Royal Academy of Dance of London, e está à frente da iniciativa no Espírito Santo desde 2021. Como delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Estado do Espírito Santo, Liviane promove a cultura em conjunto com o turismo, o comércio, o fomento à saúde física e mental, além do viés social.

+ Planalto Serrano terá Natal Solidário para crianças em situação de vulnerabilidade

Sobre a Orquestra Camerata Sesi

Composta por 16 músicos e um maestro, a Orquestra Camerata Sesi foi criada em 2008 e é famosa por inovar no formato de suas apresentações com fusões de gêneros musicais eruditos e populares como Rap, MPB, Forró e Rock’n roll. Seu caráter inovador possibilita a frequente participação de convidados de renome regional, nacional e internacional nos concertos, além de artistas como André Prando, Elaine Augusta, Paulo Ricardo, Mart’nália, Leoni, Oswaldo Montenegro e Juan Gorrin, que já dividiram o palco com a Camerata Sesi. Essa trajetória bem-sucedida atingiu um de seus pontos mais altos com apresentações em dois dos palcos mais renomados do país: a Sala Cecília Meireles e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“O Quebra-Nozes Capixaba”

●  Apresentações: 15 e 16 de dezembro de 2024 (domingo e segunda), às 19h.

● Local: Parque da Cidade.

● Entrada gratuita com 1kg de alimento não perecível.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Funcionários são agredidos e soterrados vivos em cemitério na Serra

Divulgação Dois homens funcionário de um cemitério em Carapina, na Serra, foram agredidos e soterrados vivos após serem confundidos por…

8 horas atrás

Estudantes da rede estadual voltam às aulas na terça (04)

Cerca de 190 mil alunos da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo retornarão às aulas na próxima terça-feira (4),…

10 horas atrás

Estudo aponta aumento de 80% nos casos de câncer colorretal entre usuários de planos de saúde

Terceiro tipo de neoplasia maligna mais comum no Brasil, o câncer colorretal tem aumentado no País. Segundo uma análise do…

14 horas atrás

Consultas nutricionais e outros serviços gratuitos para advogados da Serra: saiba como solicitar

A partir da próxima segunda-feira (3), advogados e advogadas da Serra poderão acessar diversos benefícios oferecidos pela Caixa Assistência de…

14 horas atrás

Projeto Educa Basquete abre vagas gratuitas para crianças e adolescentes na Serra

O Instituto PEB, na Serra, está com inscrições abertas para o Projeto Educa Basquete. A iniciativa, que acontece desde 2017,…

15 horas atrás

Carapiranha retorna com festa de lançamento e desfile confirmado em Carapebus

O bloco Carapiranha fará o lançamento oficial para o Carnaval 2025 neste sábado (1), em Praia de Carapebus, na Estância…

16 horas atrás