O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. É o quinto mês consecutivo de redução, de acordo com o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, divulgado nesta semana.
Entre todas as regiões do Estado (Metropolitana, Noroeste, Norte Serrana e Sul), a Serra ficou em 5° lugar no ranking de acidentes com mortes. Entre as cidades da região Metropolitana, a Serra ficou em 3° lugar.
Em 2023, foram computadas 25 mortes no trânsito entre os meses de janeiro a maio. Em 2024, nestes cinco primeiros meses, foram registradas 17 vítimas fatais, uma redução de 32% nos casos.
O diretor do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), Fábio Alves, explica que os dados são resultado de um trabalho integrado. “Nós recebemos estes dados com entusiasmo para reforçar e manter o trabalho integrado que estamos realizando com outras forças de segurança viária, a fim de reduzirmos ainda mais o número de óbitos no trânsito da Serra”.
Para efeito de comparação, a taxa de acidentes com vítimas fatais no Estado é de 10,1 por 100 mil habitantes. Já na Serra, a taxa de mortes no trânsito é de 3,3 por 100 mil habitantes.
Das vítimas fatais, Tempo Novo observou que 53% são motociclistas, 23% pedestres, 12% carona do carro, e 6% condutor do carro e os outros 6%, carona da moto.
Trabalho contínuo
Em maio, a Serra saiu do topo do ranking de vítimas fatais no trânsito pela primeira vez em cinco anos. Entre as iniciativas destinadas para este propósito estão a tríade engenharia, com reforço nas obras de pavimentação e de infraestrutura; educação, com blitzes de cunho orientativo e inserção da temática dentro das salas de aula; e fiscalização, com operações programadas em parcerias com outras forças de segurança.
Veja os dados dos acidentes fatais no trânsito na Serra
Janeiro a maio 2024
- Janeiro – 4
- Fevereiro – 4
- Março – 2
- Abril – 3
- Maio – 4
- Total: 17
Acidentes na Serra de 2018 a 2024
- 2018 – 63
- 2019 – 78
- 2020 – 61
- 2021 – 53
- 2022 – 79
- 2023 – 65
- 2024 – 17 (até maio)
Veja os dados dos acidentes fatais no ES por mês/2024
- Janeiro – 54
- Fevereiro – 59
- Março – 82
- Abril: 84
- Maio: 109
- Total: 388
Ações no trânsito da Serra para redução de acidentes
Na Serra, o Departamento Operacional de Trânsito da Serra (DOT) realiza diversas ações de conscientização, entre elas, as atividades de operações e fiscalização no trânsito. Além dessas iniciativas, outro programa aliado a um trânsito mais seguro é o projeto Transitando, que atinge toda a rede municipal de ensino, com o objetivo de mudar a cultura dessa temática através da educação.
Os resultados alcançados na município são frutos de esforços conjuntos entre as Agências de Segurança Pública, como exemplo o BPTRAN, a PRF, e vale ressaltar a integração com os responsáveis pelo socorro das vítimas, como o Samu, o Corpo de Bombeiros e a Eco 101, além de outros atores, dentre eles, a Ceturb, que reporta situações de acidentes ou riscos identificados.
Os cidadãos também têm participado cada vez mais dessa mudança, sendo mais conscientes e noticiando situações de risco. O DOT da Serra pode ser acionado pela população em diversos casos pelo número (27) 98182-0220.
O contato pode ser feito por ligação de operadora e pelo WhatsApp (ligação e mensagem). Solicitações de fiscalização de trânsito, informações de riscos à segurança viária, situações que comprometam a mobilidade eficiente, informações de animais soltos na via, podem ser informadas por meio do telefone.
Veja em quais casos ligar para o DOT:
- Solicitação de fiscalização comum de trânsito
- Veículos abandonados em via pública
- Casos de semáforos com defeito, com intermitência (piscando) ou apagado
- Informações de risco a segurança viária – podem ser repassadas para que a equipe prossiga e faça as verificações necessárias e acionem a quem de direito para solucionar
- Casos de acidentes em vias municipais
- Informação de fios caídos em vias públicas
- Risco de queda de poste em via pública
- Óleo derramado na pista (ofício do Corpo de Bombeiros que o DOT dá suporte de atendimento)
- Animais soltos na via podem ser reportados ao departamento (que dá suporte ao recolhimento que também pode ser acionado pelo telefone 3011-6909)
- Questões de fluidez no trânsito