Subir na balança e perceber que alguns quilos foram eliminados sem esforço é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, a perda de peso expressiva sem nenhuma razão também pode ser sinal de que algo não vai bem com a saúde.
Uma pesquisa realizada pelo Dana-Farber Cancer Institute, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of the American Medical Association (Jama), revelou que a perda de peso inexplicável pode estar associada ao diagnóstico de tumores malignos.
O estudo analisou dados de mais de 150 mil profissionais de saúde, que foram monitorados por um período de 28 anos, e descobriu que os indivíduos que apresentaram uma perda de peso corporal acima de 10% tiveram um maior risco de serem diagnosticados com câncer nos 12 meses seguintes ao emagrecimento.
+ Colina’s Beer terá shows de rock ao ar livre e cerveja artesanal no fim de semana
A médica oncologista Virgínia Altoé Sessa destacou que a perda de peso é um sinal de alerta que precisa ser investigado.
“Perder entre 4,5 e 5% do peso corporal sem motivo aparente entre seis meses e um ano é um sinal de alerta. É claro que nem todos os casos de emagrecimento rápido e involuntário são neoplasias malignas, e podem sinalizar outros problemas de saúde, graves ou não. Mas é importante ir ao médico para que seja feita uma investigação mais detalhada, pois a perda de peso sem causa aparente pode ser um sintoma silencioso de algum tipo de câncer”, explicou.
A especialista ressaltou, ainda, que a perda de peso associada a sintomas, como tosse persistente, falta de ar e cansaço excessivo também deve ser relatada ao médico o mais rápido possível
“Se você não fez dieta ou nenhuma outra mudança de hábito que justifique um emagrecimento visível, é importante procurar um médico porque quanto antes a perda de peso for investigada, maiores as chances de um tratamento bem-sucedido, seja de câncer ou outra doença que for detectada”, esclareceu Virgínia.
Emagrecimento rápido e sem causa aparente
Sinais de alerta:
– Perda de 4,5 a 5% do peso corporal sem intenção de emagrecer entre seis meses e um ano;
– Emagrecimento associado a sintomas, como tosse persistente, falta de ar e cansaço excessivo;
– A atenção deve ser redobrada se a pessoa apresentar algum fator de risco, como obesidade, tabagismo, histórico familiar de câncer ou exposição a substâncias tóxicas.