A natureza é perfeita. Na noite da última sexta-feira (26) uma tartaruga da espécie Caretta Caretta encantou quem passou pela orla de Jacaraípe.
A tartaruga desovou seus ovos que em breve virarão pequenas tartaruguinhas.
A Caretta Caretta, chamou a atenção pelo tamanho 1.00 x 0.95 metro de carapaça.
As informações são do ativista ambiental, Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff).
“O animal não estava anilhado, aparentemente saudável, a desova foi finalizada por completo e será monitorada pela equipe do CTA”, contou Claudiney.
O ativista detalhou que esta é a época em que as tartarugas procuram as areias das praias para realizar o fenômeno da desova.
“Estamos na temporada de desova, de setembro a março acontecem as desovas e os nascimentos”.
A tartaruga põe cerca de 130 ovos por desova. “Em torno de 90% nascem. Porém, a cada mil filhotes que nascem, um ou dois chegam a fase adulta. Se não houvesse interferência do homem, elas não estariam ameaçadas de extinção, porque o maior predador dela hoje é o tubarão. Mas a maior causa da mortandade de tartaruga hoje é ocasionada pelo homem”.
Claudiney ainda disse que a maior causa de morte é por conta de ingestão de plástico. “Lixo é o maior problema. 30% das necrópsias feitas mostram que as tartarugas haviam ingerido plástico. Porém 100% das que foram feitos necrópsia foi encontrado lixo no trato digestivo. Elas confudem lixo com sua alimentação”.
E alertou: “essa é a temporada de desova. Então se a população encontrar uma tartaruga subindo para desovar, somente observe, mantenha distância. E se for fotografar jamais use o flash, pois ela pode abortar a desova e ir embora”.
A tartaruga Caretta caretta é conhecida popularmente como cabeçuda e os filhotes devem nascer daqui cerca de 60 a 70 dias após a postura”.