Banhistas estão se arriscando para tirar foto com a baleia jubarte que apareceu morta nesta quarta-feira (07) na Praia de Manguinhos. O alerta é do presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora, Claudiney Rocha, que está no local para orientar as pessoas quanto riscos.
A Baleia está na arrebentação das ondas bem perto da areia, num ponto raso, o que animou algumas pessoas a entrarem no mar para fazer o registro perto do corpo do animal cujo peso foi estimado em 25 toneladas pelos profissionais do Instituto Orca.
“Há risco de ataque de tubarão, porque a carcaça atrai esses peixes que se alimentam dela. Tem também a possibilidade de contaminação, uma vez que a baleia começou a se decompor e tem muito óleo dela na água. E o perigo das ondas tombarem a baleia por cima da pessoa que for lá fazer a foto”, enumera Claudiney.
O ativista acrescenta que além dele, funcionários da Prefeitura da Serra e membros da Associação de Moradores de Manguinhos estão no local tentando orientar as pessoas. Mas não poderão ficar lá o tempo todo.
Em nota, a Prefeitura da Serra disse que aguarda conclusão dos trabalhos de análises da carcaça por parte da empresa CTA. Assim que os técnicos da empresa sinalizarem positivamente quanto à destinação, a Prefeitura vai realizar o enterro observando as condições de maré favorável.