Categories: Esporte

Pesca é esporte praticado nas praias, rios e lagoas da cidade

 

Ivan Ramos é de Salvador, na Bahia, e está aproveitando a estadia em Jacaraípe para pescar no píer da praça Encontro das Águas. Foto: Fábio Barcelos

Thiago Albuquerque

Munidos de suas varas, molinetes e iscas, os pescadores amadores estão espalhados pelas praias ao longo dos 23 km de litoral da Serra. Eles também podem ser vistos nas pontes sobre os rios Jacaraípe e Reis Magos e nas lagoas do município. E são ainda mais numerosos nesses dias de calor e de folga para boa parte dos trabalhadores.

E a prática desse esporte não tem dia e nem hora. Para Reinaldo Ferreira de 44 anos, o melhor horário para chegar à praia de Manguinhos para pescar quando é por volta de 04h30 da manhã. “Gosto desse horário por conta da tranqüilidade. O silêncio me ajuda na concentração. Pratico esse esporte há cinco anos. Precisei entrar na academia para fortalecer os músculos, pois é necessário um mínimo de condicionamento para praticar regularmente como eu faço”, explica.

Já Everson Guilherme Teixeira Rodrigues, 42 anos pesca na região de Nova Almeida e Praia Grande há sete anos. Sempre nas manhãs e nos finais de semana. “Eu vou sempre que tenho uma brecha, e aqui na região achamos curvina, pé de banco, pampo, bagre e barbudo. Outro lugar que gosto também é no píer de Jacaraípe perto da saída do Rio. Em algumas épocas do ano, é possível pescar robalo também”, detalha.

Competições

No Espírito Santo, competições de pesca acontecem tanto no litoral quanto em mar aberto. Em 2014, por exemplo, o estado sediou a 23ª edição do Campeonato Mundial de Pesca. E mesmo com toda a degradação ambiental gerada pela extração de petróleo e poluição por esgoto doméstico, por esgoto industrial e agora a lama da Samarco, as águas oceânicas capixabas seguem como point para a pesca do marlim, peixe símbolo do estado.

“O Espírito Santo ainda é o melhor lugar do mundo para a pesca do marlim branco. Algumas federações organizam competições nas praias e existem as competições do Iate clube e da Marina”, explica o pescador esportivo Luiz Unelo, capixaba que recentemente venceu uma competição na África do Sul. 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Weverson Meireles inicia mandato visitando unidades de saúde da Serra

O prefeito Weverson Meireles iniciou seu mandato visitando unidades de saúde da Serra. Crédito: Divulgação Após ser empossado em sessão…

7 horas atrás

Deck 16 abre 2025 com muito forró e vista para o nascer do sol na Serra

A programação desta edição do Deck 16 traz nomes de peso no cenário do forró tradicional como o Trio Forrozão…

13 horas atrás

Programação de bares agita a primeira quinta-feira do ano na Serra

Se você está em busca de um lugar para curtir a primeira quinta-feira de 2025 com muita música, comida boa…

13 horas atrás

Estado abre mil vagas gratuitas para cursos superiores em faculdades

O Governo do Estado abriu mil vagas gratuitas para cursos superiores em faculdades. Crédito: Divulgação O Governo do Espírito Santo…

13 horas atrás

Saulinho é reeleito presidente da Câmara da Serra

O vereador Saulinho da Academia foi reeleito presidente da Câmara da Serra. Crédito: Gabriel Almeida O vereador Saulinho da Academia…

1 dia atrás

Weverson Meireles é empossado como prefeito da Serra

O prefeito Weverson Meireles foi empossado na Câmara da Serra nesta quarta-feira (1º). A vice-prefeita Gracimeri Gaviorno também tomou posse.…

1 dia atrás