Política

Pesquisa: Casagrande cai, mas mantém chances de vitória no 1º turno

Corrida pelo Palácio Anchieta tem Casagrande na liderança, seguido de Manato e Guerino que cresceram; e Audifax em 4º estacionado. Arte: Gabriel Almeida/Jornal Tempo Novo

O atual governador e candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB) caiu no índice de intenção de votos, mas segue com boas chances de vencer no 1º turno. Este cenário vai depender muito dos indecisos, que marcaram 14% dos entrevistados em nova pesquisa feita pelo Instituto Ipopes, contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES). Da Grande Vitória, apenas o Tempo Novo faz parte como apoiador.

Casagrande pontuou 40,48% na pesquisa estimulada, ou seja, aquela modalidade em que as opções de votos são listadas pelo entrevistador. Vale ressaltar, que a poucos dias da eleição, os jornais decidiram não incluir pesquisa espontânea. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o protocolo ES-07659/2022.

Em segundo lugar aparece o candidato Carlos Manato (PL), que obteve 16,67% das intenções de votos. O candidato Guerino Zanon (PSD) cresceu e pontuou 12,06%. Em quarto aparece o ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que marcou 7,30%.

Os demais candidatos ao Governo do Estado pontuaram abaixo de 1%. São eles: Aridelmo Teixeira, do Novo, que obteve 0,87% das intenções de votos, Vinícius Sousa, do PSTU, com 0,48%, e Claudio Paiva, do PRTB, com 0,40%.

Os indecisos somam 14,21% das intenções de votos, ou seja, abaixo apenas dos entrevistados que declararam votos em, Casagrande e Manato. Já brancos e nulos marcaram 7,54%. Foram entrevistados 1.260 eleitores entre os dias 21 e 26 deste mês.

Nos gráficos abaixo, o leitor tem a opção de clicar no resultado das duas pesquisar realizadas pelo Instituto Ipopes:

Indecisos decidirão se haverá 2º turno ou não

A eleição ocorre neste domingo dia 02 de outubro. Ou seja, com 14,21% de eleitores indecisos, o pleito se mostra ainda em aberto, porém com a manutenção da expressiva vantagem para o candidato Renato Casagrande.  Considerando os votos válidos, quando são excluídas as opções ‘brancos, nulos e indecisos’, Casagrande obteve 51,71% das intenções de votos na pesquisa.

Conforme a margem de erro do levantamento, que é estimada em 2,76 pontos percentuais para mais ou para menos, Casagrande poderia ter entre 48,95% e 54,47% das intenções de votos no limite da margem de erro.

Tirando Audifax, todos os candidatos crescem acima da margem de erro

Essa é a 2ª pesquisa feita contratada pelo consórcio de jornais capixabas e realizada pelo Instituto Ipopes. Em relação – divulgada no dia 26 de agosto – Casagrande teve uma queda de 44,60% para 40,48% na atual pesquisa. Uma diferença de 4,12%, ou seja, queda maior do que a margem de erro da pesquisa.

O ex-deputado federal Carlos Manato, que manteve a segunda colocação no levantamento, subiu 3,93 pontos, saindo de 12,74% em 26 de agosto para 16,67% na pesquisa atual. Já o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que manteve a terceira posição em relação à pesquisa anterior, subiu de 7,94% para 12,06%, um aumento de 4,12 pontos percentuais.

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, perdeu importância no cenário eleitoral, e se manteve em quarto com a mesma pontuação da pesquisa anterior, ou seja, com 7,30% das intenções de votos.

Em hipotético 2º turno, Casagrande é o favorito

A pesquisa Ipopes também identificou cenários de segundo turno; em todos eles, Casagrande figura como o favorito nas intenções de votos. Se caso ocorrer, os capixabas voltariam às urnas no dia 30 de outubro para escolher em definitivo o candidato a governador.

Contra o segundo colocado nas intenções de votos para o primeiro turno, o ex-deputado federal Carlos Manato, o atual governador venceria com quase o dobro de votos:  50,16% a 26,75%.

Já se o adversário fosse o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, Casagrande teria 48,81%  contra 23,49%. A pesquisa aponta vitória também de Casagrande contra o ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, de 47,30% a 23,10%.

Erick dispara, Rose cresce e Magno estaciona

A disputa pela vaga do Espírito Santo no Senado Federal segue acirrada. Porém houveram mudanças expressivas no cenário de intenção de votos. Comparando as duas pesquisas, os números indicam um crescimento do candidato Erick Musso; menor, porém acima da margem de erro, Rose de Freitas também apresentou crescimento. Já o líder da pesquisa, o candidato Magno Malta se manteve estacionado na margem de erro, porém apresentando quedo no índice percentual de intenção de votos.

Conforme o levantamento, o ex-senador Magno Malta (PL) continua liderando numericamente com 25,24% das intenções de votos. Considerando a margem de erro do levantamento de 2,76 pontos percentuais para mais ou para menos, fica entre 22,48% e 28% nos limites. Se comparado com o primeiro levantamento, Magno Malta recuou 2,46% – havia marcado 27,70% na primeira pesquisa.

Já a senadora Rose marcou 22,46% nas intenções de votos, ficando entre 19,70% e 25,22% nos extremos da margem de erro. Ou seja, empatando tecnicamente com Magno. Na primeira pesquisa, Rose marcou 17,78% – subiu 4,68 pontos percentuais. Ou seja, acima da margem de erro, o que revela crescimento real da candidata.

Entretanto, o maior crescimento percentual ficou com o 3º colocado, Erick Musso. Ele saltou de 4.92% em 26 de agosto para 11.83% nesta 2ª pesquisa. Uma diferença de quase 7% pontos. Neste patamar, Erick fica entre 9.08 e 14.59% nos extremos da margem de erro.

Indecisos ainda são maioria na eleição ao Senado; 28.49% dos entrevistados ainda não sabem em quem vai votar, enquanto 22.62% declararam votos em branco e nulo. A eleição ao Senado Federal segue aberta e deve ser decidia nos últimos momentos.

Lula e Bolsonaro fazem disputa apertada no ES

No Espírito Santo, o ex-presidente Lula (PT) ultrapassou numericamente o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial, mas a disputa é apertadíssima com um empate técnico, conforme mostra a pesquisa ADI/Ipopes. De acordo com o levantamento Lula pontua 39,76% e Bolsonaro 39,44%. Se for considerar os números percentuais publicados recentemente por jornais nacionais, o ES se mostra um dos estados proporcionalmente mais bolsonarista do país.

Na pesquisa ADI/Ipopes do dia 26 de agosto, Lula aparecia em segundo lugar com 38,10% e Bolsonaro em primeiro com 39,68%, mas tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

O candidato Ciro Gomes (PDT) recuou de 5,16% na primeira pesquisa para 4,76% no atual levantamento. Já Simone Tebet (MDB) cresceu de 0,95% para 3,33% das intenções de votos, assim como a candidata Soraya Thronicke (União Brasil), que passou de 0,24% para 0,95%.

REJEIÇÃO

Os dois principais concorrentes à presidência, Bolsonaro e Lula, possuem rejeição acima dos 40 pontos percentuais no Espírito Santo, conforme apurou a pesquisa ADI/Ipopes. Bolsonaro tem 43,10% de rejeição entre os entrevistados capixabas, enquanto Lula possui 40,63% de rejeição.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

A pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) junto ao Instituto Ipopes, com custo de R$ 25.000,00. O estatístico responsável é Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa (Conre 9327). Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação ES-07659/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 26 de setembro. Foram 1.260 entrevistas distribuídas por cidades de norte a sul do Espírito Santo. A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 2,76% para mais ou para menos.

Participam do pool de divulgação desta pesquisa na data de hoje os seguintes jornais: Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares), Tempo Novo (Serra) e A Notícia do Caparaó (Iúna).

Da mesma forma, a pesquisa está sendo publicada nos seguintes portais de notícias: Aquinotícias.com (Cachoeiro de Itapemirim), portal A Notícia (Iúna), ES1.com.br (São Gabriel da Palha), portaltemponovo.com.br (Serra), portal redenoticia.es (Nova Venécia), site CE Notícias (Linhares) e TC Online (São Mateus).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Veja o que funciona ou não no feriado de Finados na Serra

Finados/ Foto: Freepik O feriado de Finados deste ano cai neste sábado (2). Pensando nisso, Tempo Novo elaborou uma matéria…

20 minutos atrás

O que não dizer a um aluno ansioso antes do ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem O ENEM, que acontece dias 3 e 10 de novembro em 2024, é uma fase…

20 minutos atrás

Céu abre, mas volta de chuva tem data na Serra

O dia amanheceu com céu aberto na Serra/ Foto: Tempo Novo Após uns dias nublados, o morador da Serra encontrou…

21 minutos atrás

Weverson anuncia Pablo Lira para coordenar a equipe de transição na Serra

O prefeito eleito, Weverson Meireles, anunciou Pablo Lira para coordenar a equipe de transição de governo na Serra. Crédito: Divulgação…

17 horas atrás

Apae da Serra lança campanha “Adote uma cartinha neste Natal”

Os 1.270 usuários matriculados na Apae da Serra escreveram cartinhas para Papai Noel contando o que gostariam de ganhar de…

19 horas atrás

Fim de semana com tributo ao Planet Hemp e muito rock and roll em pub da Serra

Para fechar, a noite da sexta-fveira (1) a banda Beckpower fará um super tributo ao Planet Hemp. O som começa…

20 horas atrás