O cenário da eleição presidencial no Espírito Santo está mais polarizado do que a média nacional se comparado com outras pesquisas de intenção de votos recentemente publicadas no País, que demonstram uma vantagem estatística acima da margem erro do petista sobre Bolsonaro.
De acordo com a pesquisa contratada junto ao Ipopes, os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados com 39,68% e 38,10% respectivamente, na menção estimulada.
Indecisos representam 8,89% e brancos/nulos são 5,48% dos entrevistados. O candidato do PDT, Ciro Gomes, pontuou 5,16%. Em seguida, os demais nove candidatos estão todos tecnicamente empatados, abaixo de 1% das intenções de votos. Deles, apenas Roberto Jefferson (PTB) não recebeu declaração de voto.
Na modalidade de pesquisa espontânea, indecisos sobem para 17,86%, mas a polarização Lula e Bolsonaro continua sendo a tônica eleitoral. Do total, 36,98% dos entrevistados declararam espontaneamente que pretendem votar em Jair Bolsonaro, enquanto 35,56% votariam em Lula.
Nulos e brancos mantém a casa dos 5,56% e Ciro Gomes fica com 2,86%. Assim como na estimulada, os demais candidatos não pontuam acima de 1%.
Polarização reflete também na alta rejeição
Além de liderarem as intenções de votos, Bolsonaro e Lula também lideram com folga os percentuais de rejeição junto ao eleitorado. Na pesquisa estimulada, Bolsonaro lidera um pouco acima da margem de erro se comparado a Lula. O atual presidente pontuou 40,16% dos entrevistados que dizem não votar nele de “jeito nenhum”. Por sua vez, o ex-presidente Lula figurou com quase 3,5% de diferença do adversário: 36,67% de rejeição.
Não rejeitaram nenhum dos candidatos 14,37% dos entrevistados, enquanto 4,76% disseram que votam em branco/nulo, portanto, rejeitando todos os candidatos. O pedetista Ciro Gomes marca 2,22% de rejeição do eleitorado capixaba. Os demais candidatos ficaram abaixo de 1%. Confira abaixo:
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) junto ao Instituto Ipopes. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação 02056/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 23 de agosto. Foram 1.260 entrevistas distribuídas por 36 cidades de norte a sul do Espírito Santo. A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro estimada é de 2,76% para mais ou para menos.
Divulgam esta pesquisa da data de hoje os seguintes veículos de comunicação: jornais Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares), Espírito Santo de Fato (Cachoeiro de Itapemirim), Tempo Novo (Serra) e A Notícia do Caparaó (Iúna).
Da mesma forma, a pesquisa está sendo publicada nos seguintes portais de notícias: Aquinotícias.com e jornalfato.com.br (ambos de Cachoeiro de Itapemirim), portal A Notícia (Iúna), ES1.com.br (São Gabriel da Palha), portaltemponovo.com.br (Serra), portal redenoticia.es (Nova Venécia), site CE Notícias (Linhares) e TC Online (São Mateus).
Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…
A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…
O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…
O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…
O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…