O conceito de periferia e a relação do Estado com a população marginalizada. É o que será debatido na próxima sexta-feira (16), às 19h, na live da cientista social e jornalista serrana Silvia Gonçalves.
A live, cujo tema é ‘Centro ou periferia? Discussões situacionais’ será transmitida pelo instagram do Centro Cultural Eliziario Rangel. A instituição tem endereço físico em Jardim Limoeiro e promove o debate.
Segundo Silvia, a live é para falar sobre periferia. “É uma palavra muito usada, mas a internação da live é discutir o que seria periferia. Não é um conceito geográfico. Se refere tanto a um processo histórico que segregou a cidade em áreas que têm acesso a certos serviços e áreas que não têm”, explica.
A cientista social e jornalista acrescenta que esse processo de exclusão culmina, guardando as especificidades de cada contexto, também em um ethos marcado pelas relações de proximidade e pela relação sinuosa com o Estado.,
Nas ciências sociais, Silvia desenvolve pesquisas sobre a vida nas comunidades mais pobres das grandes cidades do país. Um dos seus trabalhos é relação entre as pessoas que freqüentam as igrejas evangélicas e o funk. Como jornalista, Silvia já foi repórter do Jornal Tempo Novo e atualmente escreve matérias para o site The Intercept Brasil.