O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (30), o lançamento do Transcol + Acessível, um novo serviço de transporte voltado para pessoas com deficiência na Grande Vitória. O programa, que substitui os antigos micro-ônibus por 30 vans adaptadas e climatizadas, busca oferecer um atendimento mais eficiente e confortável para os cadeirantes, reduzindo o tempo de viagem e garantindo mais comodidade.
“Hoje é um dia importante para nós, pois nasce o Transcol + Acessível. Em nosso governo, temos uma política clara de inclusão e diálogo. Estamos atendendo boa parte das demandas que chegaram até nós. É preciso reconhecer as dificuldades e o potencial de cada pessoa, por isso são necessárias políticas públicas que valorizem e incluam todos. Vamos continuar com os investimentos nesse novo sistema, que já nasce integrado com o Transcol e o Aquaviário”, declarou o governador Renato Casagrande.
+ Dubladora de Frozen, Taryn Szpilman faz show no Vitória Jazz Festival, na Praça do Papa
De acordo com apuraçãodo Tempo Novo, O Transcol + Acessível foi planejado para atender de forma mais prática as necessidades de mobilidade da população cadeirante. Além de possibilitar a escolha de acompanhantes para cada viagem, o serviço também atenderá dependentes, seguindo normas estabelecidas pela Ceturb-ES.
Segundo Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, o novo sistema representa um avanço significativo na acessibilidade do transporte público: “Estamos implementando um serviço que facilita o acesso ao transporte para pessoas com deficiência, tornando-o mais rápido e eficiente. Reduziremos o tempo de viagem e investiremos na capacitação dos profissionais do Transcol + Acessível para garantir um atendimento de qualidade. Também estamos simplificando o processo para acesso ao serviço.”
As melhorias não se limitam às vans. O sistema Aquaviário, por exemplo, incluirá duas vagas adaptadas para cadeirantes nas lanchas, e os novos ônibus elétricos do Transcol terão espaço para até dois cadeirantes. A partir de 2025, todos os ônibus adquiridos para o sistema também serão acessíveis. “Essas mudanças são fundamentais para garantir um transporte público inclusivo e aumentar a autonomia dos cadeirantes”, ressaltou Damasceno.
Os critérios de renda para a gratuidade também foram ampliados. Pessoas com deficiência que moram sozinhas agora podem ter uma renda de até dois salários mínimos para obter o benefício, enquanto famílias de até quatro membros podem ter renda de até quatro salários mínimos. Para famílias maiores, o limite é de seis salários mínimos.
“O Transcol + Acessível mostra o comprometimento do governo com a inclusão e as necessidades da população. Estamos oferecendo aos cadeirantes um transporte público mais eficiente, confortável e conectado aos demais modais,” afirmou Marcelo Campos Antunes, diretor-presidente da Ceturb-ES.
Como funcionará o acesso e agendamento do serviço
O novo sistema substitui os 23 micro-ônibus antigos por 30 vans adaptadas e climatizadas, que trazem maior conforto e acessibilidade aos usuários. A partir de 31 de outubro, será obrigatória a bilhetagem eletrônica com o Cartão GV, facilitando o controle e organização do serviço. Beneficiários que ainda não possuem o Cartão GV poderão solicitar o cadastro, apresentando comprovante de renda ou documentos como Bolsa Família ou BPC.
Para facilitar a transição, a Ceturb-ES distribuirá cartões provisórios, válidos até 31 de dezembro de 2024. A partir de 1º de janeiro de 2025, todos os usuários deverão possuir um cartão válido para acessar o serviço, como o vale-transporte, passe escolar, gratuidade para idosos e PCD, ou optar pelo pagamento via QR-code.
O processo de cadastro e agendamento permanecerá o mesmo. Para se cadastrar no Transcol + Acessível, é necessário ser cadeirante e residir na Região Metropolitana da Grande Vitória. O cadastro poderá ser feito através de um aplicativo.
Uma comissão será formada para regulamentar o Transcol + Acessível, composta por representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Ceturb-ES e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF/ES).
O InovaSerra vai receber um Parque Científico e Tecnológico (PCTec), em uma iniciativa que reúne esforços de várias instituições e…
O Arpoador Gastrobar, um dos locais preferidos da galera da Serra e de Colina de Laranjeiras, promete uma semana cheia…
A Taryn Szpilman é uma cantora e compositora carioca já frequentou todos os grandes festivais de jazz & blues no…
Serão atendidos inicialmente pacientes que já realizam fisioterapia no município, que tiveram ou têm a Chikungunya, e possuem como consequência…
Para assistir a peça, a entrada é gratuita e a montagem se inspira na convivência do autor com uma vizinha…