Moradores da Serra portadores de deficiência poderão ter atendimento prioritário na cidade. O benefício, que se estende aos cuidadores, será realidade após a aprovação do projeto de lei enviado pelo Executivo e já aprovado na Câmara da Serra nesta quarta-feira (8).
Comprometida com a promoção do bem estar da comunidade, a Prefeitura da Serra vai instituir o cartão de identificação para que pessoas com deficiência e suas cuidadoras tenham atendimento prioritário no município. A medida será implementada a partir da Lei aprovada nesta quarta-feira, após aprovação na Câmara Municipal da Serra.
No documento, constarão as informações da pessoa com deficiência e da sua respectiva cuidadora. A solicitação do documento será feita junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). A emissão do cartão é gratuita e deverá ser renovada a cada cinco anos.
Após a instituição do cartão, cuidadoras poderão ter prioridade no atendimento mesmo que não estejam junto das pessoas de quem tomam conta. Isto porque muitas dessas cuidadoras praticamente vivem em função das pessoas com deficiência. Por isso, elas também são vulneráveis e precisam de atendimento prioritário.
A prefeitura vai iniciar a licitação para contratação da empresa que vai confeccionar os documentos. Já a solicitação das carteiras deverá ocorrer junto à Secretaria de Direitos Humanos (Sedir).