Após deixar a Rede Gazeta para se aventurar no mundo da política, o jornalista Philipe Lemos será o novo secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte & Lazer, que tem Orçamento de R$ 60 milhões em 2023. A informação já foi confirmada por fontes de bastidores muito ligadas ao prefeito Sergio Vidigal. O anúncio deverá ser feito durante a semana que se inicia.
Philipe foi candidato a deputado federal em 2022 pelo PDT, porém o partido não atingiu o coeficiente eleitoral. O jornalista vai substituir o servidor público de carreira, Marcelo Laporte, que muito bem visto no meio cultural e esportivo na Serra. A mudança já estava nos planos de Vidigal desde o início do ano, porém, a assunção do novo cargo ficou para depois do carnaval, já que Laporte estava conduzindo a organização do carnaval na Serra, que foi bem avaliado este ano; e o jornalista já teria uma viagem para a Europa agendada.
Existem burburinhos de que inclusive, em uma eventual decisão de Vidigal em não tentar a reeleição para Prefeitura no pleito do ano que vem [2024], Philipe possa ser um potencial candidato a sucessão. Ainda não se sabe como o setor esportivo, cultural e turístico da Serra vai reagir à mudança, se tratando de um secretário que não é da área e não tem ligação orgânica com a Serra. O salário base que será pago ao jornalista é de R$ 12.448,86.
Secretária de Turismo, Cultura e Esporte
Philipe Lemos entrará em um momento importante em que a Serra luta pelo estímulo ao turismo litorâneo e do circuito do agroturismo; além da valorização dos patrimônios culturais e na exploração turística do circuito jesuítico, que é um dos mais ricos do Brasil, com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição – que teve as bases primitivas fundada em 1564; a Igreja de Reis Magos – concebida por José de Anchieta em 1569 e finalizada em 1580; e a Igreja de São João Batista, em Carapina – inaugurada em 1586. Além é claro, do museu a céu aberto nas ruínas da Igreja do Queimado, que é da era pós-jesuítica e palco da maior insurreição abolicionista do Espírito Santo.
Philipe deve conduzir o processo de consolidação do teatro municipal da Serra, anunciado recentemente por Vidigal, em que está sendo negociada uma parceria entre o Ifes, Fecomércio-ES e a Prefeitura da Serra no sentido da construção do teatro ser na sede do Campus Serra, que fica em Morada de Laranjeiras. Já existe um projeto base que conta com capacidade de quase 600 lugares.
Espera-se também uma resolução para a demanda dos trilheiros do Mestre Álvaro que há muito tempo cobram do poder público a estruturação das trilhas para fomento da atividade esportiva e turística no maior monte litorâneo do Espírito Sato e um dos maiores do Brasil. Deve estar na pauta também questões ligadas a antiga lei de fomento a produção artística, (em especial literária) que é a Lei Chico Prego, que foi desmontada há alguns anos.
A Prefeitura da Serra está com o projeto de revitalização de todas as praças da cidade, e com isso, acredita-se que recairá na responsabilidade da secretária de Philipe Lemos o desafio de ocupar esses novos espaços reformados e transformá-los em pontos de atividades comunitárias, além é claro da manutenção das festas tradicionais e do incentivo da produção de eventos privados, como por exemplo, o volta do saudoso Serra Folia, que desde 2013 não acontecia e do Manguinhos Jazz & Blues, que tem a expectativa de voltar esse ano. Entre outras atribuições.
Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…
A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…
O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…
O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…
O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…