Ayanne Karoline
Nada melhor do que se refrescar no verão com um picolé geladinho. Em Nova Almeida a prática vai além da necessidade, ultrapassa gerações e marca uma das principais tradições do bairro. O famoso itu agrada todos os tipos de públicos e já completa 40 anos de existência.
Uma das mais tradicionais sorveterias é a Domingos Sorvetes que, atualmente, produz cerca de 5 mil unidades por dia e emprega 15 funcionários. São 38 sabores de Itus e mais de 40 de sorvete. “A demanda nessa época do ano é tão grande que estamos encerrando as atividades à meia-noite e vendendo praticamente tudo o que produzimos no dia”, afirma o proprietário José Domingos Vescovi.
O preferido dos clientes, que vem de várias cidades capixabas e de fora, é o de coco. Outros tradicionais como amendoim, chocolate e morango também são muito vendidos. “A novidade do verão são os recheados, como o ninho trufado, morango com leite condensado e romeu e julieta. Estamos vendendo muito e, com a chegada do verão, dobramos o movimento”, disse Vescovi.
A ideia de vender Itu veio de uma viagem à São Paulo, há quase três décadas atrás. O empresário que já produzia e comercializava sorvete e picolé tradicional, conheceu a forma de Itu e trouxe para o bairro. “Fiz os itus e dei na mão de algumas crianças que espalharam a novidade pelo bairro. Logo, muitos vieram comprar”, lembra Vescovi.
A poucos metros de distância da Domingos Sorvetes, está a sorveteria Lambe Lambe, que já existe há 40 anos. Com a produção de 2 mil picolés por dia, o proprietário Joédio Gonçalves Venâncio resolveu apostar em três tipos de itu: o ituzinho, o tradicional e o ituzão. “ Foi um sucesso porque atendeu à preferência de cada público, desde crianças a adultos, e trouxe variedade de preços”, disse.
Ele também fabrica todas as unidades, inclusive o sorvete oferecido em modo self service. E na hora de eleger o queridinho dos moradores, a história se repete. “O de coco, sem dúvidas. Mas temos observado boa saída de açaí, pitanga, acerola e goiaba”, afirma.
No meio de duas sorveterias tão próximas, está o público buscando por qualidade e preço. A dona de casa e moradora do bairro Debora Timóteo diz que, antigamente, uma das sorveterias atraia mais o público e, hoje, a situação mudou. “A proximidade traz a concorrência, o que consequentemente faz a busca por melhorias crescer. Estamos bem servidos em qualidade e variedade”, diz.
A jornalista Sayonara Lacerda, moradora de Cidade Continental, aproveitou uma visita ao balneário para provar o itu” Uma ótima opção para quem quer se refrescar nesse verão aproveitando os diversos sabores disponíveis”, disse.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…