Falta mais de um mês para o inverno acabar. E para as crianças, costuma ser um período difícil. São resfriados, gripes e outras doenças respiratórias que ocorrem com mais frequência e incomodam os pequenos. Mas, outro problema costuma ser recorrente nesta época do ano: a pediculose capitar, mais conhecida como infestação de piolhos.
Na verdade, esses insetos parasitas aterrorizam durante todo o ano, mas com o frio as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas, o que facilita o contágio.
A dermatologista Isabela Portela, faz alguns alertas para evitar infestações. Ela diz que como a transmissão se dá pelo contato, deve-se avisar a escola ou a creche se seu filho estiver contaminado, para alertar os outros pais. O quanto antes todos se tratarem, melhor para evitar novas infestações. E é muito importante a retirada da lêndea, pois ela se transforma em piolho adulto em 10 dias. Se não eliminar os ovos, o animal vai continuar se proliferando.
A médica ainda dá uma dica importante: lavar todos os objetos que tiveram contato com o cabelo da criança, como roupa de cama, roupas, pelúcia, acessórios de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá. “Fazer toda essa higienização com o material que entrou em contato com o couro cabeludo da criança e, se possível, em água com temperatura superior a 60º”, indica.
Veja como prevenir
– Aplicar uma solução de vinagre e água nos cabelos (uma parte de vinagre para duas de água) e enrolar com uma toalha por 30 minutos. Após, utilizar pente fino para retirar as lêndeas;
– Aplicar shampoo para piolhos em todo o comprimento do cabelo, desde a raiz até às pontas, deixando agir por 10 minutos;
– Utilizar Condicionador para desembaraçar;
– Lavar;
– Secar com secador (o calor é capaz de matar o bicho);
– Catar as lêndeas e piolhos com os cabelos já secos;
– Repetir o processo em 10 dias;
– Verificar, a cada 7 a 10 dias, com pente fino, se ainda há lêndeas ou piolhos, durante 40 dias.