Mestre Álvaro

PL aponta enganação e Justiça derruba propaganda que associa Muribeca a Bolsonaro

Muribeca vai responder a ações de improbidade. Crédito: divulgação.

A Justiça Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral da Serra/ES concedeu uma decisão liminar em resposta à representação apresentada por Igor Elson Bromonschenkel de Almeida, do Partido Liberal (PL), contra o candidato a prefeito Pablo Aurino Ramos Araújo e a coligação Muda Serra, encabeçada pelo vereador Maxcione Pitangui de Abreu. O motivo da representação é o uso indevido da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro, filiado ao PL, em material de campanha eleitoral.

Na ação, Bromonschenkel alegou que os candidatos utilizaram a imagem de Bolsonaro sem autorização, infringindo normas eleitorais que proíbem a vinculação de figuras públicas com o objetivo de induzir o eleitorado. De acordo com a representação, esse uso fere o artigo 242 do Código Eleitoral, além de dispositivos da Resolução TSE nº 23.610/2019 e da Lei 9504/97.

O juiz eleitoral Gustavo Grillo Ferreira reconheceu a veracidade das alegações e determinou a remoção imediata de todas as publicações que associam a imagem de Bolsonaro à campanha dos representados, com prazo de 24 horas para o cumprimento, sob pena de multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento. Além disso, os candidatos estão proibidos de fazer novas publicações ou distribuir qualquer material gráfico que utilize a imagem de Bolsonaro ou de qualquer pessoa filiada ao PL.

A decisão também inclui a notificação do Facebook para a suspensão de publicações em links indicados na ação, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. O magistrado destacou que a estratégia de vincular imagens de figuras públicas de forma descontextualizada pode influenciar o eleitorado de maneira indevida, comprometendo a integridade do processo eleitoral.

Os candidatos terão 48 horas para apresentar defesa. Após esse prazo, o Ministério Público Eleitoral será intimado a se manifestar.

A decisão reforça a importância de preservar o equilíbrio das disputas eleitorais e o respeito às normas que garantem a isonomia entre os candidatos.

+ Sem provas, Muribeca promete “caixa preta” de Vidigal e Audifax, mas tem vídeo derrubado pela Justiça

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Vale abre 115 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e contratação imediata

A Vale abriu 115 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e contratação imediata. Crédito: Divulgação A Vale…

9 horas atrás

Mulher morre após defender cães e sofrer queda na Serra

O ataque aconteceu no último dia 31 de agosto e a mulher veio a óbito no sábado (7) devido a…

9 horas atrás

Conselho Federal lança aplicativo online para combater fraudes em atestados médicos

A ferramenta lançada pelo Conselho Federal começará a ser testada em novembro e, a partir de março do ano que…

10 horas atrás

AO VIVO: Entrevista com Audifax Barcelos no Tempo Novo

https://www.youtube.com/live/gTUiQc0L3Kc

13 horas atrás

Audifax é entrevistado nesta segunda-feira (9) ao vivo no Tempo Novo

O candidato à Prefeitura da Serra, Audifax Barcelos, será entrevistado ao vivo no Jornal Tempo Novo. Crédito: Divulgação A partir…

13 horas atrás

EDP faz mutirão na Serra para troca de lâmpadas e inscrição em tarifa social de luz

O cliente pode fazer a troca de até 10 lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes compactas para trocar gratuitamente pela mesma…

14 horas atrás