Direito no Cotidiano

Plano de saúde deve manter dependente como segurado mesmo após a morte do titular

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), decidiu à unanimidade que o falecimento do titular não gera o direito de o plano de saúde extinguir o contrato e desamparar os dependentes. Assim, negou provimento à apelação do plano de saúde que já havia perdido em primeira instância.

Na primeira instância o juiz do caso, Dr. Carlos Gonçalves de Andrade Filho, da 20ª vara Cível da Capital – Seção A, havia proferido decisão favorável à dependente.

O Desembargador Relator, Josué Antônio Fonseca de Sena, destacou que de acordo com a súmula normativa 13 de 2010 da ANS, o término do período de remissão não extingue o contrato de plano de saúde, possuindo os dependentes o direito de manutenção do plano nas mesmas condições contratuais, desde que assumam o pagamento das mensalidades.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no uso de sua competência, editou a Súmula 13 nos seguintes termos:

O término da remissão não extingue o contrato de plano familiar, sendo assegurado aos dependentes já inscritos o direito à manutenção das mesmas condições contratuais, com a assunção das obrigações decorrentes, para os contratos firmados a qualquer tempo.

Para o relator, mostra-se abusiva a exclusão do beneficiário do plano de saúde após o término do prazo de remissão, colocando o consumidor em situação de desvantagem exagerada frente à empresa de plano de saúde.

No mesmo sentido já havia decidido o Superior tribunal de Justiça (STJ) que, em 2014, também com fundamento na súmula 13 da ANS, reconheceu o direito de uma assegurada em continuar com o plano de saúde de seu falecido companheiro, nos mesmos termos, desde que assumisse o pagamento do plano até o final do contrato que, ainda, poderia ser renovado nos mesmos termos.

 

 

 

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Encontro de Xadrez gratuito agita terças em shopping na Serra

O Encontro de Xadrez acontece uma vez por semana, toda terça-feira, das 18h às 22h, no Piso L2, em frente…

7 minutos atrás

Volta às aulas: alunos estão proibidos de usar celulares nas escolas da Serra

Foto: Divulgação/Agência Brasil Após ser aprovada no Congresso a lei que proíbe o uso de telefones celulares nas escolas, a…

16 minutos atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.913

O Governo do Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.913. Crédito: Divulgação…

46 minutos atrás

Uso de celulares por estudantes da rede estadual está proibido

Já está em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica no Espírito…

17 horas atrás

Câmara vota hoje prevenção e combate ao bullying nas escolas da Serra

Vereadores durante a primeira sessão ordinária de 2025. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Deve ser votado durante a sessão desta segunda-feira (3),…

18 horas atrás

Serra lidera a geração de empregos em 2024 – confira as áreas que mais contrataram

Crédito: Divulgação Com dados de 2024 fechados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra mostra mais uma vez que…

18 horas atrás