A vegetação do terreno entre o Dório Silva e a entrada de Morada de Laranjeiras foi derrubada na última semana. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma), o desmate foi para iniciar a obra da nova Rotatória do Ó, que a Prefeitura está fazendo para melhorar o trânsito na região.
A Semma garantiu que o desmate será compensado com plantios. Em nota, a Secretaria informou que o Plano de Controle Ambiental (PCA) do empreendimento, contido no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), prevê que na fase final do projeto (etapa prevista para 2022) haverá plantio de diversas espécies arbóreas no parque que será implantado com a nova rotatória. Estabelece também a recomposição da vegetação degradada.
No PCA da nova rotatória, acrescenta a Semma, está previsto que ambientes naturais sofrerão impactos relacionados à supressão de alguns indivíduos arbóreos, que compõem o paisagismo atual.
A nota da Semma traz ainda a informação de que a obra possui Licença Municipal de Instalação (LMI). O documento leva em conta toda a supressão vegetal planejada, além de medidas mitigatórias e compensatórias que serão implementadas à medida em que a obra for evoluindo.
Córrego Laranjeiras
Próximo ao local de onde foi retirada a vegetação, ficam remanescentes de mata Atlântica e um fundo de vale de onde escorrem águas que formam o córrego Laranjeiras. Este, já com o nome de rio Guaxindiba, chega ao mar na divisa entre as praias de Manguinhos e Bicanga.