Por volta das 10 horas da manhã desta quarta (14) a Polícia Militar Ambiental apreendeu duas armas de fogo irregulares durante a verificação de documentação de uma obra de terraplanagem na rodovia Civit I. Quatro homens também foram detidos, um se identificou como ex-funcionário da Secretária Estadual de Justiça (Sejus).
Os envolvidos se encontravam em um terreno onde estava funcionando uma máquina que realizava a retirada da vegetação. Os policiais iniciaram a ação de verificação quando perceberam que um dos trabalhadores portava um volume por baixo da camisa. Feita a busca, foi encontrada uma pistola calibre 380, carregada.
As demais pessoas que estavam no terreno foram revistadas, sendo encontrada outra pistola calibre 380, carregada. Em consulta ao Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social) foi descoberto um homem com mandado de prisão em aberto por roubo. Foi identificado ainda que a movimentação de terra não tinha autorização do órgão ambiental.
Na ação foram apreendidas duas armas de fogo, munições, um par de algemas, uma jaqueta de cor preta com a escrita “Sejus”, uma carteira de couro com o emblema do Estado contendo a inscrição “Secretaria de Justiça”, uma touca ninja e uma arma de choque. O trator utilizado na atividade também foi apreendido.
Os quatro homens foram conduzidos ao Plantão Judiciário de Laranjeiras: duas por porte ilegal de arma de fogo, uma em razão de crime ambiental por realizar obra potencialmente poluidora sem autorização e uma pessoa recapturada em razão de mandado de prisão.
As informações são da Assessoria de Imprensa do Batalhão da Polícia Militar Ambiental.