Categories: Meio Ambiente

Polícia Ambiental não vai tirar onça do Mestre Álvaro

Por Ana Paula Bonelli

O animal é protegido por lei e agredí-lo ou matá-lo é crime ambiental. Foto: Maycon Wesley

A imagem de uma onça parda no alto do Mestre Álvaro causou surpresa e repercussão em todo estado há duas semanas. O animal, que é de grande porte, foi fotografado por um grupo de amigos que subiu ao topo do principal monumento ambiental e paisagístico da Serra.

O comandante do Destacamento da Polícia Ambiental da Serra, Sargento Reis, não deve ser retirado do morro se ainda estiver lá. “Aquela área é um corredor ecológico que liga a reserva de Duas Bocas ao Mestre Álvaro. Não seria impossível que este animal estivesse em busca de alimento naquele local. Estamos monitorando a área para saber se a onça ainda está por ali”, destacou Reis.

O policial disse ainda que não há registro de reclamações de ataques as criações de proprietários rurais da região.  “Vamos monitorar a presença dela, mas ela ficará lá. Aquele é um ambiente natural dela”.

Perguntado se a onça oferece perigo, o sargento disse que não é um animal que costuma atacar pessoas, a não ser que esteja acuada. “Na verdade, ela contra-ataca para se defender de ataques. A recomendação é que se alguém avistá-la não tente se aproximar”, alerta.

O sargento pede a colaboração da população do entorno do Mestre Álvaro e de pessoas que costumam se aventurar no monte em subidas ecológicas ou para fazer orações. “Pedimos que se alguém avistar a onça entre em contato com a Polícia Ambiental. As denúncias ou informações podem ser feitas pelo telefone 190 ou pelo 3636-0173”.

O animal é protegido por lei e agredi-lo ou matá-lo é crime ambiental.

Degradação

O sargento demonstrou ainda grande preocupação com a situação do monte. “Temos registros de caça predatória e uso indevido da água dos córregos. Fazemos nosso trabalho com amor e ficamos preocupados em assistir o mau uso dos recursos ecológicos daquela área. Tem muito desmatamento em torno de nascentes e inclusive estamos programando uma ronda no local para averiguar esta situação”, avisa.

Ele pede à população que denuncie casos de agressão pelos telefones 190 ou 3636 – 0173

Riqueza do Mestre

O Mestre Álvaro é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e é habitat natural de centenas de espécies de animais silvestres. Entre os mais comuns estão a paca, a cotia, tatu além de macacos de diversas espécies como o barbado, o bugio e o sagui, animais que estão entre as presas da onça parda.

Além disso o morro abriga cerca de 800 hectares de mata Atlântica em diferentes graus de recuperação que protegem nascentes das lagoas Juara, Jacuném e do Canal dos Escravos.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, diz que o município estuda transformar parte da APA num Refúgio de Vida Silvestre (Revis). “Estamos discutindo a recategorização de uma pequena área da Apa do Mestre Álvaro, cuja indicação do estudo técnico (Plano de Manejo) conclui sobre a instituição de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral do tipo Refúgio Silvestre”, frisa.

Restrições

Na prática se o Refúgio da Vida Silvestre for implantado haverá restrições para plantações, pastagens, pecuária e novas construções no Mestre Álvaro, conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – Lei Federal 9.985/2000.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

16 minutos atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

8 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

8 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

9 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

9 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

9 horas atrás