Vinte e quatro pássaros silvestres e um papagaio foram resgatados na Serra nesta quinta-feira (10).
A ação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi em André Carloni e Taquara II e os animais eram mantidos em cativeiro de forma irregular. Os proprietários não possuíam autorização para criar as aves e responderão por crime contra a fauna.
Os policiais chegaram até as aves por meio de denúncias. Uma equipe fiscalizou quatro residências e um estabelecimento comercial, recolhendo um total de 24 pássaros da fauna silvestre, sendo dezoito “coleiros” e seis “trinca-ferros”. As aves não possuíam anilha de identificação e registro junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). Além disso, um papagaio-chauá, espécie que atualmente se encontra ameaçada de extinção, também foi resgatado em uma das casas vistoriadas.
Todos os animais serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para reabilitação e posterior soltura no habitat natural.
Por se tratar de crime ambiental a manutenção ilegal de pássaros silvestres em cativeiro sem a devida licença, os autores estão sujeitos à pena prevista de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por ave.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…