Quinze pássaros foram recolhidos pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em uma residência na Serra. O responsável não tinha autorização para criar as aves em cativeiro e responderá por crime contra a fauna brasileira.
O fato ocorreu no bairro Nova Carapina II, na Serra, na manhã da última sexta-feira (13). Durante atendimento à denúncia anônima, a equipe adentrou na residência e avistou os pássaros silvestres em gaiolas. Em contato com o responsável pelos animais, a guarnição foi informada de que ele não possui registro no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) autorizando a criação dos pássaros silvestres.
No local foram apreendidos 15 pássaros silvestres sendo eles quatro “sabiás”, quatro “coleiros”, dois “sanhaços”, um “corrupião”, um “tico-tico”, um “canário-da-terra”, um “galo da campina” e um “melro”.
Por se tratar de crime ambiental a manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro, o infrator responderá na justiça. A pena prevista é a detenção de seis meses a um ano, além da multa de R$ 500,00 por animal de espécie não ameaçada de extinção.
A Polícia Ambiental ressalta que a entrega voluntária de animal silvestre isenta o cidadão das penalidades previstas em lei, inclusive a multa. Para realizar esta ação, o cidadão deve entrar em contato com o BPMA através do telefone 3636 0173 para informar o transporte do animal irregular até a unidade mais próxima e concluir a devolução.