smobile
[secondary_title]

Polícia Civil prende cinco envolvidos em tentativa de latrocínio contra turistas mineiros em Jacaraípe

- PUBLICIDADE-
Organograma apresnetado pela Polícia Civil para mostrar a participação de cada indivíduo no crime. Foto: divulgação/PCES

A Polícia Civil anunciou, nesta segunda-feira (24), a prisão de cinco investigados envolvidos na tentativa de latrocínio contra um grupo de turistas mineiros, em julho de 2024. O caso ocorreu no bairro Praia de Jacaraípe, quando dois assaltantes invadiram uma casa, amarraram as vítimas, as agrediram e forçaram a realização de transferências bancárias.

Ao total, cinco pessoas foram presas, sendo elas: Gabriel Ferreira; Jhonatan Ferreira; Elisângela Muniz; Valcides Pessoa, o Val; e David Lopes, o DL.

Segundo o chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), delegado Gabriel Monteiro, o crime foi completamente premeditado, desde o momento que os turistas mineiros começaram a procurar casas para se hospedar em Jacaraípe.

“Os turistas entraram em contato com o Gabriel, um dos envolvidos no crime e amigo de longa data de uma das vítimas, e falaram que queriam passar férias na Serra e pediu ajuda para procurar uma casa. Com isso, o Gabriel falou que conseguiria uma casa num preço bom para que os turistas viessem”, explica.

Com a chegada dos turistas, sendo dois casais e uma criança de 6 meses, o suspeito mostrou a primeira casa, não agradando o grupo. Dessa forma, Gabriel Ferreira entrou em contato com a proprietária de outra casa, Elisângela Muniz, quando todo o crime começou a ser tramado.

“A partir desse momento, o Gabriel com o Jhonatas e a Elisângela combinaram com dois indivíduos, Valclides e Davi, que já possuíam passagem por tráfico, a execução do crime”, diz o delegado.

Ao entrarem na casa, os dois homens renderam às vítimas, exigindo transferências bancárias e agredindo os homens com coronhadas, enquanto mantinham as mulheres em outro cômodo.

Com a demora na transação, os homens pegaram o bebê para pressionar o pai, que reagiu e tomou três tiros, com apenas um o atingindo na perna. Ao verem que o crime estava dando errado, os homens decidiram levar o veículo de uma das vítimas, mas o veículo quebrou a poucos quarteirões.

Durante a fuga, um vigilante ainda se aproximou para verificar o que estava acontecendo. Com isso, Valclides apontou uma arma para a cabeça do homem e tentou atirar, apesar disso a arma falhou.

Ainda segundo Gabriel Monteiro, chefe da Deic, durante as investigações, foi constatado que os assaltantes não precisaram de arrombar a porta e, além disso, não renderem Elisangela, que também estava na casa no momento, fato que levantou suspeitas sobre a participação da dona do imóvel.

Além disso, imagens de câmeras de segurança, comprovaram a participação de Gabriel e Jhonatan no crime. No dia do ocorrido o carro de Gabriel foi visto circulando pela área da casa, fato que comprova que eles estavam monitorando o crime à distância.

Prisões

O chefe da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) da Serra, Rodrigo Sandi Mori, informou que as prisões ocorreram em momentos distintos.

Gabriel Ferreira, mentor do crime, foi preso em 9 de julho de 2024, por homicídio e posse ilegal de arma. O suspeito era gerente do tráfico de drogas do bairro Feu Rosa, na Serra. Já Jhonatan Ferreira, também mentor, foi preso 9 de setembro de 2024. Ele já tinha antecedentes, como homicídio, tráfico e tentativa de latrocínio.

Além deles, Elisângela Muniz, intermediária e dona da casa, foi presa em 17 de fevereiro de 2025, apontada como cúmplice do crime. Enquanto Davi e Valclides foram presos no último dia 19 de março de 2025, ambos são apontados como executores do crime.

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para uma manifestação em frente à Câmara da Serra....

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) recebeu, nesta semana, 175 pistolas de calibre .40, doadas pelo Governo do Estado. Os agentes da GCM...

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

O comediante capixaba Klebson Carrera volta aos palcos da Serra nesta sexta-feira (16) com o espetáculo KlebSHOW Night, a partir das 20h30, no Carone...

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Conquistar a atenção das crianças longe das telas pode parecer um desafio, mas o Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra, preparou uma...

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Após a repercussão de uma denúncia feita por uma servidora da Câmara da Serra, o vereador Antônio Carlos CEA (Republicanos) procurou o Jornal Tempo...

Movimentar-se: como os exercícios ajudam a saúde mental

Vivemos momentos que exigem de nós. Nunca tivemos tanta tecnologia para facilitar a vida, mas também nunca fomos tão sedentários, estressados e ansiosos. O...

Vereador da Serra oferece R$ 1.000 para quem ajudar a encontrar agressor de professor

O vereador da Serra, Cabo Rodrigues (MDB), está oferecendo uma recompensa de R$ 1.000,00 para quem fornecer informações que levem à localização do homem...

Prefeitura da Serra prorroga vencimento do IPTU 2025

A Prefeitura da Serra anunciou nesta terça-feira (13) uma medida para ajudar os contribuintes a se organizarem melhor: o prazo para pagamento da cota...
...