Ayanne Karoline
Na última semana foi criado o Conselho Interativo de Segurança Pública da região de Serra Sede. A entidade promete ser um canal da comunidade com o poder público e, na prática, poderá ser usado para benefícios em prol da segurança em 32 bairros da região, que estão sob a responsabilidade do policiamento ostensivo da 4ª Companhia (Grande Serra Sede) do 6º BPM.
A Serra foi escolhida, segundo a Polícia Militar, idealizadora da iniciativa, por ser a campeã de assassinatos dentre os 78 municípios do ES, além de figurar no ranking das 20 cidade mais violentas do Brasil. A ação faz parte da continuidade do projeto-piloto de estruturação, ativação e reativação de Conselhos Interativos na Serra.
O presidente do conselho, José Alves Rodrigues Neto, explicou que com a novidade a população poderá buscar melhorias junto às esferas municipal, estadual e federal. O conselho idealizará ações preventivas tanto em assuntos criminais, quanto patrimoniais. “Atuaremos, por exemplo, em questionamentos à respeito da sinalização do trânsito local, iluminação pública e poda de árvores”, exemplifica.
Para ouvir a comunidade, o conselho já criou um grupo no WhatsApp que reúne líderes comunitários, diretores de escolas, comerciantes, lideranças religiosas, entre outros. E planeja outros dois canais na internet. “A previsão é que, em 15 dias, já esteja no ar o site e a página no Facebook. Em 2017, a expectativa é que uma sede física já esteja funcionando”, promete José Alves.
Para o coronel Cristhian Tatagiba Franco, a formação do Conselho Interativo será uma grande vitória para não só para as comunidades da região, mas para o município como um todo.
A primeira ação do Conselho Interativa foi na coordenação da “Semana do Trânsito”, que levou às escolas da região palestras educativas de trânsito envolvendo o Detran, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos convidados.