Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Militar Ambiental constatou uma área de manguezal com mais de 1.000 m² degradada em Nova Almeida. Os policiais também chegaram até a criação de quatro jacarés em cativeiro. O infrator foi conduzido para a Delegacia da Serra.
Em vistoria foram fiscalizados um aterro no Parque das Gaivotas, em Nova Almeida, supressão de vegetação nativa degradando 868 m² em área de preservação permanente, um poço escavado medindo 145 m² e material lenhoso proveniente de corte de árvores do manguezal. Além disso, as equipes identificaram um curral de porcos lançando dejetos do animal diretamente ao solo às margens do manguezal, sem qualquer tipo de tratamento, e quatro filhotes de jacaré sendo mantidos em cativeiro numa caixa d’água. Todas as atividades realizadas não possuíam autorização ambiental.
A área foi embargada pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) e os jacarés encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Barcelona. O infrator foi conduzido para a Delegacia Regional da Serra, em Laranjeiras, por ter infringido a Lei de Crimes Ambientais. A pena prevista para as irregularidades constatadas somadas são de quatro anos de detenção além de multa.