A Polícia Civil prendeu dois suspeitos pelo assassinato do vigilante Vanderli Ferreira Costa, de 37 anos, morto em serviço na linha férrea da mineradora Vale, em 2023, na Serra. Os detidos foram identificados como Josué Gonçalves de Oliveira, de 29 anos, e Gustavo Santos de Barros, de 21. Um terceiro suspeito, André Barbosa, de 42 anos, permanece foragido.
De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, a investigação avançou após a localização de um adolescente que participou do crime.
“Esse adolescente confessou sua participação e revelou a identidade dos outros envolvidos. Ele acompanhou a nossa equipe e a perícia até o local para a reconstituição do crime. Durante as investigações, no dia 30 de outubro de 2023, em uma operação no bairro Cidade Pomar, na Serra, conseguimos prender Gustavo, responsável pelo disparo fatal”, explicou o delegado.
A motivação do crime, segundo a Polícia Civil, era o roubo de coletes e armas dos vigilantes, que, na ocasião, não estavam armados.
A prisão de Josué Gonçalves de Oliveira foi realizada em 6 de janeiro, no bairro Civit, também na Serra.
Já André Barbosa, que possui várias condenações judiciais e fugiu do regime semiaberto em fevereiro de 2023, segue foragido, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
“Pedimos à população que qualquer informação sobre o paradeiro de André Barbosa seja reportada anonimamente pelo Disque-Denúncia 181 ou pela página oficial da DHPP Serra no Instagram (@dhpp.serra), onde o sigilo é garantido”, solicitou Sandi Mori.
Os três suspeitos respondem pelos crimes de latrocínio consumado, latrocínio tentado, associação criminosa e corrupção de menores. Já o adolescente aguarda decisão judicial sobre sua internação.
O crime ocorreu em 16 de outubro de 2023, em uma linha férrea da mineradora Vale, localizada no bairro Central de Carapina, na Serra. Vanderli Ferreira Costa atuava como vigilante, escoltando os trens para prevenir roubos e danos aos vagões.
Segundo o delegado Sandi Mori, Vanderli já havia sido vítima de um roubo na mesma área em dezembro de 2022. Apesar disso, continuava trabalhando desarmado em um local conhecido por ser dominado por traficantes, que utilizavam o espaço como rota para conflitos entre gangues e para o teste de armas.
“O plano do Gustavo era disparar um tiro para assustar os vigilantes e facilitar o roubo. No entanto, o tiro atravessou o vidro do veículo e atingiu a cabeça de Vanderli, que faleceu cerca de uma hora depois”, detalhou Sandi Mori.
Após o disparo, o vigilante que estava no banco do carona desceu do veículo, o que levou os criminosos a fugirem, temendo uma reação.
O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…
A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…
Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…
Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…
Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…