Conceição Nascimento
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu a largada para a troca de partidos nesta quinta-feira (8). Até o dia sete de abril, as mudanças partidárias entre deputados estaduais e federais estão permitidas para que possam disputar reeleição em novas legendas. A janela ficará fechada para mudanças de vereadores, cargo fora da disputa em 2018.
Com a brecha, o deputado Givaldo Vieira se antecipou, anunciando nesta quarta (7) a saída do PT, onde permaneceu por 29 anos, para o PCdoB. No PT a candidatura de Givaldo esbarrava nas de João Coser e Helder Salomão, o que dificultaria a legenda para um terceiro eleito.
Outro que poderia lançar mão da janela e trocar de partido é o deputado estadual Bruno Lamas (PSB). Ele estreitou as conversas com a Rede recentemente e teve seu nome cotado para disputar uma das vagas de deputado federal, com as bênçãos do prefeito Audifax Barcelos. Mas parece que as negociações não prosperaram.
“Da mesma forma que recebi o convite honroso da Rede através de Audifax, é normal que eu apresente argumentos que o convençam do apoio dele, estando eu no PSB. Não considero recuo, pois nunca admitir sair do PSB. Apenas abri ao diálogo. É meu direito dialogar com todos, inclusive com a Rede” disse Bruno.
Vereador licenciado, Guto Lorenzoni pode sair do PP para a Rede. Mesmo diante da impossibilidade na janela, estaria disposto a perder o mandato, segundo apostas do mercado político. Guto teria a garantia do prefeito de que voltaria a compor seu staff, caso não seja eleito.
Outros vereadores que desejam trocar de partido, segundo bastidores políticos, são Luiz Carlos Moreira (PMDB), Pastor Ailton (PSC), Geraldinho PC (PDT).
Pastor Ailton poderia ir para o PDT, mas adianta que não sai do PSC “partido onde tenho chances de me eleger”.
Geraldinho PC (PDT) afirma. “Quero disputar as eleições para deputado estadual pelo PSL e devo me reunir com o deputado Sérgio Vidigal, para buscar uma forma de fazer a troca, a não ser que ele garanta que serei eu o candidato oficial do PDT na Serra”, explicou.
Já Luiz Carlos Moreira tem proximidade com o Avante, antigo PTdoB, onde disputaria uma vaga de deputado estadual.
Três secretários vão deixar os cargos
Pelo menos três secretários municipais devem se desincompatibilizar até o dia sete de abril. Sandra Gomes e Gustavo De Biase (ambos Rede) e Guto Lorenzoni (PP) devem se desligar das secretarias que ocupam e tentar uma das vagas em disputa nas eleições do dia sete de outubro.
Sandra Gomes informou que deixará a Secretaria de Turismo da Serra (Setur) para tentar uma das vagas de deputado estadual. “Fico na Rede e me descompatibilizo, sim, dia sete”, contou a secretária, sem adiantar quem deve ocupar sua vaga.
Outro que confirmou a saída foi Gustavo De Biase. “Saio dia seis para ter mais segurança”. Ele é da Executiva Nacional da Rede.
Vereador licenciado, Guto Lorenzoni deve voltar para a Câmara no dia sete. Se eleito, o suplente, Ericson Duarte (Rede) sobe. Guto foi procurado pela reportagem, mas não atendeu aos diversos telefonemas.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…