Será inaugurado na nesta terça-feira (06), na Serra, o Polo de Inovação e Negócios UCL. Localizado no campus da Faculdade UCL, em Manguinhos, ele terá como objetivo incentivar e dar suporte a empreendedores, que poderão se instalar no local e receber assistência para transformar boas ideias em negócios inovadores. No total, foram investidos R$ 2,5 milhões.
O espaço oferecerá o apoio propício à inovação, de forma que os empreendedores consigam ultrapassar as primeiras etapas de consolidação de um negócio e alcançar, futuramente, o estágio de empresas. No local, eles contarão com estrutura física, equipamentos e apoio logístico. A princípio serão 20 vagas.
De acordo com o idealizador do projeto, Carlos Alberto de Oliveira, o projeto quer atrair empresas de prestação de serviços do ramo da alta tecnologia, principalmente, com foco em energia, saúde e automação. “Nosso objetivo é disponibilizar um ambiente que permita aos empreendedores apresentarem suas ideias, fazerem um plano de negócios e iniciarem a pré-operação. Após a liberação para operação normal, os empreendimentos passarão a ser chamados de unidades de negócios, com suportes contábil, financeiro e jurídico, por exemplo”, explicou .
Para se instalar no Polo, os empreendedores deverão apresentar a ideia de negócio, que será avaliada por um grupo de consultores. “Eles não pagarão para se instalar no local. O que eles terão será justamente a figura do ‘investidor anjo’. Com as empresas se tornando rentáveis, elas e o Polo passarão a ter o retorno de seus investimentos”, comentou Carlos.