Categories: Economia

Polos comerciais se consolidam e se expandem em bairros

Comerciantes do bairro Feu Rosa, cujo polo de lojas vem se expandindo. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Quando se fala em polo comercial na Serra, logo se pensa em Laranjeiras. É justo, pois é o maior. Porém existem diversos outros polos expressivos espalhados pela cidade e vêm crescendo em número de estabelecimentos e clientes. Entre agosto e o início de dezembro, Tempo Novo fez uma série de reportagens sobre esses polos, e contabilizou cerca de 2,4 mil estabelecimentos e empresas que atraem milhares de pessoas por dia.

 Dos bairros pesquisados, são 783 estabelecimentos e empresas em Novo Horizonte; 500 em Feu Rosa; 350 na Serra-Sede; 420 na região de Jacaraípe; 200 em Nova Almeida; e 150 em Porto Canoa. Em Bairro de Fátima os comerciantes não souberam estimar o total, mas apontaram que só na avenida principal, são mais de 30 estabelecimentos.

Entre as lideranças comerciais desses bairros, apenas as da Serra-Sede e as de Porto Canoa deram estimativa do fluxo diário de pessoas nos estabelecimentos: 20 mil na Sede e 2,3 mil em Porto Canoa.

De acordo com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojista, Samuel Vale, o crescimento de polos comerciais e de serviços espalhados por vários bairros da Serra é uma tendência.

“Isso acontece porque houve planejamento urbano da cidade. O morador tem tudo que precisa nos bairros: bancos, comércio e serviços, posto de saúde e escolas. Só em demandas mais complexas ele precisa ir para o maior polo, a região da Grande Laranjeiras, onde estão três hospitais, várias agências bancárias e financeiras, dois shoppings e grandes supermercados”, explica.

O supervisor do supermercado Noroeste, em Nova Almeida, Fabrício Ferreira, diz que o comércio triplicou na região nos últimos anos. “Começamos como uma empresa familiar e hoje temos uns 60 funcionários. Há uns 10 anos o comércio triplicou e no verão dobra o movimento”, salienta.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 08/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

6 horas atrás

Polícia prende jovem que atirou na cabeça de passageira em ônibus do Transcol na Serra

A Polícia Civil prendeu um jovem suspeito de atirar na cabeça de uma passageira em ônibus do Transcol na Serra.…

6 horas atrás

Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação O supermercado Atacadão, pertencente…

7 horas atrás

Domingo tem festival de pagode em homenagem ao Dia das Mães na Serra

Entre os nomes confirmados no festival de pagode, na Serra, estão Pagode & Cia, Chopp Samba, Pagolance, Sem Medida, Resenha…

7 horas atrás

Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores

Para muitos trabalhadores, a antecipação de salário ou o crédito consignado parecem soluções rápidas. Crédito: Divulgação Empresas têm papel estratégico…

8 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego de nível fundamental e médio na Serra

A Fortlev abriu vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental, médio ou técnico. Crédito: Divulgação A Fortlev, uma das…

8 horas atrás