Poluição por esgoto em praia de Nova Almeida revolta morador | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 23 de novembro de 2018 às 10:05

Poluição por esgoto em praia de Nova Almeida revolta morador

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Imagem aérea da praia circulou pela internet e repercutiu no início da semana. Foto: Divulgação Vitor B.

Faltando menos de um mês para o início do verão, época em que as praias costumam ficar lotadas de pessoas, os moradores de Nova Almeida denunciam a poluição do mar pelo córrego cheio de esgoto que deságua na entrada do balneário.  Na última semana imagens aéreas da poluição da praia repercutiram na internet e geraram indignação. 

O córrego, com o passar dos anos, foi transformado em latrina a céu aberto. O manancial drena a região da rua São Francisco, em Boa Vista e o local chamado Poço dos Padres, deságua no mar na Praia da Barrinha, através de uma galeria em frente a rua Estados Unidos.

Morador do bairro, Saulo Alves, disse que o problema existe há anos, mas se agravou nos últimos dias. “Esse canal serve para escoar águas da chuva, mas sabemos que essas águas recebem esgoto há tempos. Era pouco, mas nos últimos dias uma quantidade grande de esgoto e que nunca foi vista antes está sendo lançada no mar. Toda a praia ficou cheia de esgoto”, relata.

Saulo cobra fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. “Não podemos admitir e aceitar que isso continue acontecendo, mesmo após a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto aqui no balneário. Ninguém quer ‘turistar’ numa praia nessa situação, pagamos a taxa de esgoto que custa 80% a mais na conta de água e não há fiscalização por parte da concessionária Ambiental Serra/Cesan, dos órgãos ambientais e Prefeitura quanto às ligações clandestinas e provável vazamento na rede de esgoto”, aponta.

Magno Miranda, também morador de Nova Almeida, está indignado. “Fui ao local para ver a situação de perto. O esgoto está sendo jogado no mar, onde os banhistas tomam banho. A praia está pura lama e esgoto e o odor está insuportável. Queria pedir que o senhor prefeito da Serra e a Ambiental Serra olhassem nossa situação com carinho porque a população não merece isso. Isso que está acontecendo é um crime ambiental”, reclama. 

Prefeitura cobra análise da Ambiental Serra

Por nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) solicitou uma análise da água à Ambiental Serra. A empresa é responsável pelo esgoto ao lado da Cesan desde janeiro de 2015. A assessoria informou que a coleta foi feita, mas o resultado não saiu. Acrescentou que “até o momento, não foram identificadas ligações irregulares”.

A assessoria informou também que técnicos foram ao local e não constataram mau cheiro, ao contrário da versão dos moradores. Disse que a coloração escura – avermelhada da água é natural. E que fiscaliza lançamento indevido de esgoto e resíduos sólidos em recursos hídricos.

Já a Cesan/Ambiental Serra disse, pela assessoria de imprensa, que a rede é de drenagem e que por isso, não poderia dar informações, uma vez que não opera com esse tipo de estrutura. A empresa não respondeu se há esgoto no córrego. No entanto, informou que 86% da área urbana que o manancial drena tem rede de coleta e tratamento de esgoto. E que de 1,7 mil imóveis com ligações disponíveis, 600 já o fizeram.

Acrescentou que esses dados são objeto de uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Serra para auxiliar no processo de notificação de imóveis não ligados a rede.  




O que você acha ?

Você vai passar o Réveillon na Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por