Os serviços prestados pela Cesan e sua subcontratada, a Ambiental Serra, estão recorrentemente no foco de críticas de parte da população, incluindo seus representantes, como deputados e vereadores. Mas muitas vezes, esses questionamentos ficam somente no papel. E é com esse argumento que a vereadora da Serra, Elcimara Loureiro (PP) está apresentando um pedido para criar uma comissão especial. A intenção é agir diretamente na qualidade e no preço dos serviços prestados pelas duas empresas.
A parlamentar esteve na redação do jornal TEMPO NOVO para explicar como vai funcionar essa comissão – caso seja aprovada na Câmara da Serra. Ela já produziu o requerimento que deverá ser protocolado hoje (08).
“O Requerimento solicita a instauração de uma comissão especifica para monitorar e fiscalizar os serviços da Cesan e Ambiental Serra que é a responsável pelo saneamento básico na cidade. A intenção é ouvir relatos, constatar in loco as condições dos serviços, produzir relatórios e encaminhar para gestão municipal. Queremos que sejam tomadas as medidas necessárias, inclusive, com possíveis encaminhamentos para o Ministério Público, queremos providências”, disse Elcimara.
De acordo com ela, os níveis de poluição presentes nos mananciais da Serra precisam ser verificados e até mesmo revisão da tarifa de esgoto poderá estar no foco das iniciativas da Comissão. “A empresa tem a missão de despoluir águas da Serra, mas já recebeu 103 multas por poluição desde 2015. Precisamos parar de conversa fiada e partir para ação”, disse.
No documento Elcimara também cita a defasagem do sistema de tratamento de esgoto, que pode estar contribuindo para que os mananciais da cidade continuem contaminados por esgoto. Ela argumenta que apesar da Cesan ser um órgão estadual, os vereadores teriam poder de fiscalização, isso porque, para todos os efeitos legais, a cidade é a detentora dos serviços de abastecimento e saneamento, mas delega a Cesan.
Por fim, a parlamentar também incluiu no hall de ações que poderão ser investigados as obras de rede de esgoto – que muitas vezes são feitas em vias recém-asfaltadas, gerando problemas e má qualidade para moradores que passam por elas.
Confira o documento na íntegra: