smobile

Pronto, Flagrei
Gabriel Almeida traz o cotidiano da Serra através das lentes dos moradores

Pombo com sintomas de gripe aviária ‘invade’ casa e preocupa moradores na Serra

Pombo Serra Gripe aviária
O pombo com sintomas de gripe aviária foi encontrado dentro de uma residência de Costa Bela, na Serra. Crédito: Divulgação

Um pombo com fortes sintomas de contaminação por gripe aviária foi encontrado por moradores de Costa Bela, dentro da área de uma residência, na Serra. Até a noite desse domingo (18), o animal ainda não havia sido resgatado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) — responsável por isso.

A situação preocupa os moradores da residência, já que a doença pode ser transmitida de animais aos seres humanos. Na Serra, até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária em animal silvestre, conforme foi anunciado com exclusividade pelo Jornal Tempo Novo.

A situação com o pombo suspeito de infecção acontece na casa de José Maria. De acordo com ele, o Idaf sequer retornou as ligações ou atendeu a comunidade. O Ibraf (Instituto Brasileiro de Fauna e Flora), da Serra, que orientou para que eles aguardassem até essa segunda-feira (19) para atendimento.

“O Ibraf solicitou que a gente aguarde até amanhã já que o Idaf não possue plantão para esse tipo de atendimento nos fins de semana, mas é um absurdo esse pombo ficar dentro do meu quintal durante toda a noite agonizando”, disse.

A líder comunitária de Costa Bela, Daniele Curty, confirmou a situação. “O pombo está com sintomas de gripe, agonizando dentro da residência. Eles instruem coisas que não podem ser feitas e não fazem o resgate necessário”, denunciou.

Idaf é responsável por resgate de animais com suspeita de gripe aviária

Conforme informado pelo próprio Governo do Estado, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) é o órgão responsável por resgatar (retirar) animais com síndromas de gripe aviária.

O Jornal Tempo Novo entrou em contato com o Idaf buscando esclarecimentos, mas não obteve retorno até a manhã desta segunda-feira.

Em nota publicada no site, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece que a população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres e, ao avistar essas situações, acionar imediatamente o Idaf ou fazer a notificação pelo e-Sisbravet.

Na Serra, o Idaf fica situado na Rua Major Pissara, 113, na Serra Sede. Os telefones de contato são: (27) 3251-3060 e (27) 3251-1078.

O e-mail é: glserra@idaf.es.Gov.br

O que é a gripe aviária?

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a influenza aviária é uma doença caraterizada por ciclos pandêmicos ao longo dos anos. As consequências podem ser graves ao comércio internacional de produtos avícolas caso atinja aves de granja.

Até então desconhecida no Brasil, a doença foi detectada pela primeira vez no país no último dia 15 de maio desse ano no Espírito Santo. Como o diagnóstico aconteceu em aves silvestres, não compromete a condição de país livre de IAAP para o comércio.

Os vírus de influenza tipo A têm alta capacidade de mutação e por isso, se adaptam a novos hospedeiros com facilidade. Essa adaptação dos vírus de influenza aviária ao homem chegou a ser responsável por uma taxa de letalidade alta.

Por esse motivo, as autoridades acompanham de perto qualquer suspeita da doença. A transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um grande risco para a população do mundo inteiro.

Sintomas da gripe aviária

É importante destacar que os sintomas da gripe aviária em humanos podem ser semelhantes aos de uma gripe comum, porém tendem a ser mais graves. Eles incluem:

  • Febre alta (acima de 38 graus Celsius);
  • Tosse (geralmente seca);
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • Dores musculares ou corporais;
  • Fadiga ou fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Conjuntivite.

Problemas gastrointestinais, como náusea, vômito e diarreia, também podem ocorrer, embora sejam menos comuns.

Como evitar a doença?

Entre algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a evitar a propagação do vírus são:

  1. Evite contato direto com aves: principalmente para aqueles que trabalham com aves, como avicultores. Se o contato com aves não pode ser evitado, medidas de proteção pessoal, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), devem ser implementadas.
  2. Pratique a higiene pessoal: lave as mãos e cuidadosamente com água e sabão, especialmente depois de estar em contato com aves ou em um ambiente avícola. Evite tocar a boca, nariz ou olhos com as mãos não lavadas.
  3. Cozinhe bem os alimentos: cozinhe completamente todas as aves e ovos. O vírus da gripe aviária é sensível ao calor e é destruído por temperaturas de cozimento (70°C no centro do produto).
  4. Evite o contato com superfícies contaminadas: o vírus pode sobreviver em superfícies, especialmente quando são frias e úmidas. Limpe e desinfete regularmente as superfícies, especialmente em áreas onde aves são mantidas.
  5. Procure atendimento médico imediatamente se tiver sintomas: se você desenvolver sintomas de gripe e teve contato com aves ou esteve em uma área onde a gripe aviária foi identificada, procure atendimento médico imediatamente.

Tive contato com animal suspeito, o que fazer?

As pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já começaram a protocolar projetos e indicações sobre temas do âmbito municipal. Até o...

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

Um guindaste tombou enquanto era utilizado em uma operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão, em Vitória, na tarde desta quarta-feira...

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno promete agitar o público na Expocapixaba, evento que acontece no Parque da Cidade, em Laranjeiras, neste fim de semana. A...

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Nesta sexta-feira (24), o Pocar Comedy Night recebe o comediante Flávio Andradde: "O Tabacudo", às 21h, com o show "Jogando Conversa Fora". Conhecido por seu...

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas Vidros Especiais, uma das principais indústrias de vidros no Espírito Santo, está com uma força-tarefa de recrutamento em sua unidade no Civit...

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um carro no bairro André Carloni, na Serra. Dentro do veículo estavam um homem e mãe dele,...

Comunicados – 22/01/2025

publicidade legal - 22-01-2025Baixar

Pablo Muribeca já soma R$ 520 mil em condenações por fake news e irregularidades eleitorais

A eleição de 2024 ainda está longe de terminar para o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Até o momento, o então candidato a prefeito...

Conheça os parasitas de pele mais frequentes nos felinos

Os ectoparasitas mais comuns em gatos são aqueles que vivem na pele ou no pelo, causando desconforto, coceira e, em alguns casos, problemas de...