Categories: Notícias

Pombos infestam quadra, prejudicam lazer e ameaçam saúde em Continental

Comunidade pede socorro por causa da infestação de pombos em ginásio de Cidade Continental. (Foto: Vilson Vieira Jr.)

Um ginásio que deveria ser palco de atividades esportivas e de lazer para a população virou moradia para pombos. É o que está acontecendo na comunidade do Setor África, em Cidade Continental. A quadra está imunda em razão das fezes das aves e, por isso, ninguém se arrisca mais a usar o espaço por medo de doenças que podem ser transmitidas. Os animais fizeram ninhos em meio às estruturas que sustentam o teto do ginásio.

“Pedimos socorro! Estamos impedidos de usar o ginásio. Já cancelamos vários projetos na quadra por causa da sujeira dos pombos”, relata a presidente da associação de moradores do Setor África, Eliane de Oliveira Sousa.

Atividades como capoeira e zumba, antes realizadas dentro do ginásio, não acontecem mais nesse espaço, e as crianças ficaram sem alternativas de lazer e esporte. “Levamos a capoeira para o centro comunitário, que é muito pequeno. Nossas crianças estão impedidas de usar o ginásio, porque os pombos estão usando no lugar da comunidade”, desabafa a líder comunitária.

Ela diz que limpava o ginásio toda semana, mas parou por medo de contrair alguma doença. Eliane lembra que o problema já dura três anos, mas nada é resolvido. “Pedimos que a Prefeitura da Serra retire os pombos daqui. Na semana passada, inclusive, protocolei um pedido para resolver isso”, ressalta.

Quem também está preocupado com a situação é o morador há 23 anos de Cidade Continental, Jessy da Silva. Em duas décadas no Setor África, ele afirma nunca ter visto uma infestação tão grande de pombos. “De uns três anos para cá, o ginásio passou a ser moradia dessas aves. Estamos passando um sufoco por causa delas. Ninguém pode fazer mais nada no ginásio, porque não adianta ter quadra para os pombos jogarem e as crianças não”, reclama o morador, que também cobra providências do poder público municipal.

Os moradores contam que vários pombos já foram mortos e, para espantar as aves, há os que lançam bombas dentro do ginásio, fato que incomoda quem mora ao lado e não resolve o problema.

Animais transmitem doença que pode matar

Segundo biólogo e professor Diogo Andrade Koski a comunidade do Setor África têm motivos para se preocupar. Ele explica que os pombos transmitem diversas doenças para os humanos, como criptococose, salmonelose e clamidiose. “A criptococose causa problemas respiratórios, como alergias, tosse, febre e até meningite, podendo levar à morte. A salmonelose provoca diarreia, vômitos, febre e dores abdominais. Já a clamidiose pode (ou não) apresentar sintomas respiratórios e/ou vômito e diarreia”, explica o biólogo.

Por isso, ele orienta que as pessoas evitem usar a quadra, já que as fezes são contaminadas. Diogo destaca que o local deve ser limpo e desinfetado com o uso de luvas e máscaras. “Depois disso, fazer barreiras físicas para que os pombos não entrem e se instalem no espaço”, completa. Segundo o especialista, os moradores não devem disponibilizar alimentos, uma vez que isso atrai as aves.

Diogo conta que os pombos são aves exóticas, oriundas da Europa, norte da África e sul da Ásia; logo, não pertencem à fauna brasileira, mas aqui se estabeleceram porque encontraram um ambiente farto de alimentos e abrigos e, também, devido à falta de predadores em áreas urbanas. “E como se reproduzem rapidamente, viraram uma praga urbana. É uma questão de saúde pública”, ressalta o biólogo.

E o TEMPO NOVO levou o problema à Prefeitura da Serra, que informou, por meio de nota, que ‘realiza o desalojamento de pombos mediante o contato da população’. O telefone do serviço é o 3381-3673. Disse, ainda, que a Secretaria de Serviços (Sese) vai enviar uma equipe ao local para realizar a limpeza.

Gabriel Almeida

Gabriel Almeida é jornalista com mais de 10 anos de experiência e editor-chefe do Portal Tempo Novo, um dos principais sites de notícias do Espírito Santo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual. Também é responsável pela coluna Serra Empregos, dedicada à divulgação de vagas e concursos públicos.

Últimas postagens

Tentativa de roubo falha após assaltantes não conseguirem ligar o carro na Serra

Uma mulher de 27 anos foi vítima de um assalto enquanto estacionava o carro em Colinas de Laranjeiras, na Serra.…

4 horas atrás

Sine Móvel oferta mais de 1.800 vagas de emprego na Serra

Crédito: Divulgação A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SETER), realiza nesta segunda-feira…

5 horas atrás

Acidente grave mata uma pessoa e interdita BR-101 na Serra

https://youtu.be/wkT7a3xKgC8?si=6mhmuFWECI4UCf0S Um acidente grave ocorrido na tarde deste sábado (5) causou interdição parcial na BR-101, no trecho próximo ao pedágio…

22 horas atrás

Morre o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata, aos 93 anos

Pr. Gedelti Gueiros. Crédito: Hinologia Cristã Faleceu na madrugada deste sábado (5), aos 93 anos, o pastor Gedelti Victalino Teixeira…

1 dia atrás

Serra pode registrar até 12ºC neste fim de semana

O inverno chegou e está fazendo jus ao título de estação mais fria do ano. A previsão do Tempo Novo…

1 dia atrás

Serra atinge 115% de cobertura vacinal e reforça proteção contra tuberculose

Na Serra, a vacina BCG é aplicada gratuitamente nas grandes maternidades e em algumas unidades de saúde, sem necessidade de…

1 dia atrás