Pontes da Serra estão precárias e exigem manutenção urgente, dizem laudos | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de julho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 9 de maio de 2019 às 15:40

Pontes da Serra estão precárias e exigem manutenção urgente, dizem laudos

Por Vilson Vieira Jr
[email protected]

Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) vai encaminhar os resultados ao DER-ES (Foto: Taty Beling/Ales)

Três pontes em Jacaraípe e uma em Nova Almeida estão sem manutenção e em estado cada vez mais precário. É o que apontam os lautos técnicos apresentados à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Coinfra) pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) na tarde da última quarta-feira (8).

Segundo o vice-presidente da Abenc, Jaime Oliveira Veiga, a situação mais grave é a da ponte sobre o rio Jacaraípe, na ES 010, de responsabilidade do DER-ES.  Ele aponta que a estrutura tem restos de formas usadas na construção, com travas oxidadas, problema que chega à estrutura principal. Também citou o abandono e a falta de manutenção de adutora. “Essa ponte é preocupante. Quando você chega por baixo dela e começa a ver vigas e apoios, vários pontos com descolamento. Com a passagem da água, o concreto começa a se dissolver e também começa a oxidação”, explicou o especialista durante a reunião. Para ele, a ponte ainda não chegou a uma situação de colapso, mas sim de ruína.

Já a situação da ponte estaiada (a de metal, próxima à praia), nos mesmo bairro, tem pontos de oxidação, corrosão excessiva ou por falta de tratamento. Há ainda desnivelamento, falta de limpeza para retirada de mato e areia, além de oxidação em bases de postes de iluminação. Sobre a chamada Ponte Velha, que fica ao lado da principal, na foz do rio Jacaraípe, apresenta desplacamento do concreto e armadura em estado avançado de corrosão. O laudo também apontou falhas de manutenção e falta de medidas preventivas para combater os efeitos do uso e da ação do tempo.

A Ponte Nova, que liga Nova Almeida e Praia Grande, precisa de manutenção na estrutura. (Foto: Divulgação/Leonardo Torres)

Outra que apresenta problemas é a ponte Flodoaldo Borges Miguel (a Ponte Nova), que liga Nova Almeida e Praia Grande. Segundo a Abenc, a estrutura sofre com corrosão em toda a extensão e na adutora afixada abaixo da ponte, além de perda de concreto, falta de manutenção e pintura, rachaduras e armaduras expostas. O engenheiro que apresentou os laudos criticou a ausência de manutenção, o que, segundo ele, pode deixar as intervenções mais caras.

O deputado estadual Alexandre Xambinho e membro da Coinfra, de quem partiu o pedido de vistorias nas pontes da Serra, disse que o estado da ponte principal de Jacaraípe é o mais preocupante. “Está muito deteriorada e ainda recebe um intenso fluxo de veículos; por isso, precisa de manutenção urgente. Foi a que a mais acendeu o sinal de alerta, devido ao seu avançado estado de deterioração”. A previsão é que o resultado dos laudos das pontes da Serra seja encaminhado ao DER-ES, no caso das pontes da Serra, o mais breve possível.

Outras vias que requerem cuidados imediatos são a ponte sobre o Rio Bubu, em Cariacica, e a que liga Vila Betânia, Viana, a São Francisco, Cariacica, além do Viaduto Tabajara, em Cariacica, sobre a rodovia BR-101.




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Renato Casagrande no Governo do Estado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por