Clarice Poltronieri
Uma ideia simples, de iniciativa de um grupo de amigos e moradores de Barcelona, deixou um pedaço do bairro mais belo. É que eles transformaram um ponto viciado de lixo, que ficava em um canteiro da Avenida Sudeste, em um jardim.
A ideia partiu de Renato Ribeiro, que há duas semanas convidou Luciano Flores e acabou recebendo a ajuda também de Patrícia Araújo e Walace Rodrigues.
“O local era usado por moradores para depositar lixo fora dos dias e horário de coleta. Resolvemos limpar e fazer algo para mudar. Encontramos até seringa espalhada no local. Pintamos uns pneus e plantamos flores dentro deles e desde então, ninguém pôs mais lixo no lugar”, conta Luciano.
A placa e os pneus que serviram de base para o jardim foram retirados do lixo. A ideia agradou tanto que, segundo Luciano, vários moradores já se ofereceram para ajudar em outras ações e a turma já deve se reunir para decidir o local do próximo jardim.
“Na próxima terça vamos no reunir para decidir onde será o novo jardim e quais serão as mensagens das placas que faremos. Os moradores aprovaram a ideia e já não colocam mais lixo no local. Queremos ‘plantar’ a ideia em outros pontos do bairro”, frisa Luciano.