O calor está de arrasar. Se para nós humanos está muito quente, imagine então para cães e gatos que tem pelos? Uma boa opção para amenizar a situação dos bichinhos é tosar.
Segundo a tosadora Mabele Gusmão da Pet Shop 101 Dálmatas, de Barcelona, a procura pelo serviço aumenta consideravelmente nesta época do ano. “Os cães mais peludos sofrem muito com o calor. Tive relato de dois clientes de que os animais precisaram ficar internados devido às altas temperaturas. Raças como poodles, shih-tzu e chow chow são as que eu mais atendo”, diz a profissional que está no mercado há treze anos.
Do Centro Estético Canino de Jacaraípe, a proprietária Ana Priscilla pondera que a tosa em raças de pelos longos deve ser feita por recomendação do médico veterinário. “Isso porque o pelo serve como proteção contra raios solares. Clientes que costumam mandar raspar seus pets têm que tomar muito cuidado para não expô-los ao sol”, alerta a profissional que está no ramo de estética animal há 12 anos.
Segundo Ana, as raças que mais frequentam o salão de estética animal nessa época do ano são shih tzu, lhaza apso, poodle e chow chow.
Tosador há vinte anos, Jocimar Grippa super indica o serviço em dias quentes. “Muitos veterinários recomendam. Além disso, a tosa faz bem para saúde dos cães de raça de pelo longo como poodle, lhasa e shit-zu”.
Jocimar, que é morador de Jardim Tropical e trabalha em Jardim Camburi conta ainda que o valor do atendimento depende do porte do animal. “O preço varia entre R$ 50 e R$ 100”.
Outros cuidados importantes
Além da tosa, outros cuidados se fazem necessário em dias de forte calor. Uma delas é deixar água fresca no bebedouro do cão. Na hora do passeio, escolha sempre o início da manhã ou final da tarde.
Quem mora em regiões quentes nunca deve optar por raças adaptadas ao inverno (Husky siberiano, Malamute do Alaska, Bernese, etc..). Mas se já fez essa escolha, seu cão pode necessitar de ar-condicionado ou ventilador no verão para suportar o calor, caso esteja extremamente ofegante. Aqui não se trata de “cuidar de bicho como gente” e sim adequar a temperatura ambiente àquela que o animal possa suportar.
Observe se o local onde o cachorro fica tem sempre uma parte sombreada durante o dia, independente da casinha de cachorro.
Se o seu cão estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio para diminuir sua temperatura. Ou molhe seu corpo para refrescá-lo.
Aves e roedores
No caso das aves, deixe uma vasilha rasa com água, para que o pássaro possa tomar banho e se refrescar. A gaiola deve ficar sempre à sombra.
Pequenos roedores como hamsters podem sentir muito calor no verão. Deixe a gaiola num local fresco, sombreado e arejado durante o dia.
Fique ligado
Os sinais que nos mostram que o animal está com muito calor são bem fáceis de observar: boca aberta e respiração ofegante, deitar-se em locais com piso frio com as patas traseiras abertas, beber muita água (nos dias quentes) e procurar sempre a sombra. Garanta que o verão seja uma época agradável para o seu melhor amigo.
Serviço
Centro Estético Canino Ana Priscilla
Jacaraípe
Telefone: 3045-0285
Pet Shop 101 Dálmatas
Barcelona
Telefone: 3099-9827