A onda populista virtual parece que chegou para ficar. Talvez inspirados no prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli (MDB), vereadores da Serra estão sendo ‘fortuitamente’ filmados em seus bairros, capinando meio fio, pintando ruas, varrendo calçadas, etc. Depois, como num passe de mágica, estes vídeos aparecem nas redes sociais dos vereadores, tecendo autoelogios e exaltando sua boa fé e comprometimento com a comunidade… Deve ser a eleição chegando. Será que o povo vai cair nessa?
Socos, tapas e chutes
O ex-subsecretário de Direitos Humanos Jean Cassiano, está sendo novamente acusado pela namorada, Priscila Pimentel de agressão. Jean foi exonerado no dia 31, e logo após a queima dos fogos, ele e Priscila se desentenderam. Ela é comerciante de Serra-Sede, e diz que após uma crise de ciúmes, Jean começou a agredi-la verbalmente com palavrões, seguido de ameaça de morte e agressões físicas, como socos, tapas e chutes. Durante a semana circulou fotos da jovem com machucados e um sangramento na cabeça. Foi lavrado um boletim de ocorrência na delegacia da Mulher em Vitória, e Priscila já solicitou medida protetiva.
Surtada
Já Jean se defende, afirma que não cometeu as agressões, se diz vítima de difamação e credita as escoriações em Priscila fruto de uma autoagressão. Após o caso se tornar público, ele registrou um boletim de ocorrência contra a ex- namorada, afirmando que ela teve um surto por conta do uso de rivotril e bebida alcoólica.
Desidratação e geladeira
Versões a parte, uma fonte da cozinha do prefeito Audifax Barcelos (Rede) afirmou que as chances de Jean voltar a ocupar a subsecretaria é “zero” e que Jean vai para a “geladeira”. O grupo do prefeito deve afastá-lo para não ter vínculos num possível desenrolar do processo. Além disso, lideranças do movimento popular querem o afastamento de Jean da presidência da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams). Ele estava envolvido numa polêmica após decidir se manter no cargo indo contra um acordo firmado junto a ex-aliados. E agora deve se desidratar.
Polvorosa de comissionados
Essa semana foi polvorosa para os comissionados da Prefeitura. Após o decreto exonerando todos os quase 1000 cargos comissionados no dia 31, começou uma correria. Até grupos no What’sApp foram desfeitos em massa, já que muitos comissionados não vão voltar. Aos poucos os espaços vão sendo ocupados. Na tarde da última quinta-feira (03) já saiu à nomeação dos principais postos. A novidade ficou com a nomeação de Roberto Carlos (Rede) na Secretária de Trabalho Emprego e Renda (Seter) e Obras (Seob) com Zacarias Carraretto dado com exclusividade pelo Tempo Novo há 2 semanas.
Dança das cadeiras
Além da Seter e Seob, as pastas que sofrerão mudanças serão: Desenvolvimento Econômico com José Eduardo Azevedo, Defesa Social com Nylton Rodrigues e Educação Gelson Junquilho e Saúde e Habitação a definir. Todas estas pastas estão com secretários interinos e devem ser ocupados pelos titulares definitivos até início de fevereiro.
Aliam ou racham
Um aliado de primeira hora do prefeito Audifax Barcelos (Rede) disse que ele ligou pessoalmente para o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) pouco antes da cerimônia de posse no dia 01 de janeiro. O objetivo foi parabenizar Bruno pelo anúncio de sua nomeação na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Segundo consta, eles se falaram e o clima foi de amistosidade. Lembrando que o mercado político aguarda com tensão os próximos passos dessa relação, que pode caminhar para uma aliança visando 2020 ou para um racha político, sem meio termo.