Após uma explosão de casos confirmados de sarampo em São Paulo e em outros estados brasileiros, a Serra começou a intensificar a vacinação para evitar o surgimento de moradores infectados pelo vírus no município. A Secretaria Municipal de Saúde está imunizando a população até nos finais de semana, além de realizar a vacinação de rotina durante a semana.
O Espírito Santo, e consequentemente a Serra, não registra casos de sarampo desde 1999, mas no inicio de julho um morador de SP – que estava contaminado pela doença – esteve em Colatina por dois dias. A presença de um portador do vírus acabou assustando os capixabas e a Secretaria Estadual de Saúde chegou a realizar vacinação de bloqueio para evitar que o vírus se espalhasse.
A Prefeitura da Serra iniciou nas últimas semanas a vacinação contra a doença no projeto ‘Sábado Saúde’ onde a população pode se em algumas unidades de saúde aos sábados. Essa é uma opção para quem não pode se vacinar durante a semana. O horário de vacinação é das 8 às 16h30 e as unidades onde ocorre a imunização são divulgadas pela prefeitura em seu site oficial.
Além disso, de segunda a sexta-feira, os moradores podem se vacinar em uma das 39 unidades de saúde da Serra. O paciente deve ficar atento ao horário da Sala de Vacina, que varia de um bairro para o outro. De acordo com a prefeitura, não há casos confirmados de sarampo na Serra há anos, e também não há casos suspeitos ou em investigação.
Quem pode se vacinar?
Moradores da Serra de 01 a 49 anos podem ser imunizados contra o sarampo. Todos os indivíduos com idade entre 01 e 29 anos devem ter tomado duas doses. Para os que possuem entre 30 e 49 anos, uma dose é suficiente.
Para se vacinar, a pessoa deve comparecer na unidade de saúde com um documento de identificação, o cartão de vacinas e o Cartão SUS, quem tiver.
Surto em São Paulo
No ano passado, o Norte do Brasil viveu um grave surto de sarampo que adoeceu mais de 10 mil pessoas. Já este ano, o estado de São Paulo está enfrentando um surto da doença que se espalha rapidamente por conta em dos vírus que chegaram da Europa e Ásia.
Para se ter uma ideia, de cada 10 brasileiros infectados em 2019, oito vivem no município de São Paulo. Já são 484 casos de sarampo em SP, sendo 363 na capital paulista. Os outros 121 registros foram em outras cidades do estado. Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima e Santa Catarina também registraram casos.
A Prefeitura abriu processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933. Crédito: Divulgação…
A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…
Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…
Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…
O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…
Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…