Política

Por conta do coronavírus, diplomação de prefeito e vereadores será virtual na Serra

Diplomação será on-line. Foto: Divulgação Foto: Gabriel Almeida

A Justiça Eleitoral decidiu que a diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos, além dos suplentes, da Serra será de forma virtual. O motivo é o aumento de casos confirmados e mortes por coronavírus em todo o Espírito Santo, inclusive na cidade. A solenidade estava prevista para ser realizada presencialmente, mas a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE) foi contrária.

A reportagem apurou que o evento ocorrerá na quinta-feira (17) e somente pessoas convidadas pelo TRE-ES poderão assistir. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom – uma plataforma de reuniões on-line que vem sendo muito utilizada durante a pandemia do coronavírus por diversos órgãos públicos e até empresas privadas.

Na diplomação, estarão presentes o prefeito eleito, Sérgio Vidigal (PDT), o vice-prefeito eleito, Thiago Carreiro e os 23 vereadores escolhidos pela população no mês passado. Além deles, os suplentes também serão diplomados.

O TRE-ES destacou, por nota, que não está previsto na legislação como deve ser a entrega dos diplomas. Sendo assim, o juiz eleitoral responsável por cada cidade é quem decide como será a entrega dos documentos, estabelecendo dia, horário, local e quem será convidado para o evento.

Esses diplomas são importantes para atestar que os nomes escolhidos nas urnas estão aptos para assumir os cargos no dia 1º de janeiro, data das cerimônias de posse. Ainda segundo o TRE-ES, a diplomação virtual da Serra será às 13h30 da próxima quinta-feira.

Cerimônia de Posse

Sobre a Cerimônia de Posse, que é organizada pela Câmara da Serra, a Casa de Leis informou que em função do aumento de casos de Covid no Espírito Santo, o evento não será aberto ao público.

Informou ainda que a cerimônia contará apenas com a presença dos vereadores eleitos, além do prefeito e do vice-prefeito. “A princípio, cada um deles terá direito a um acompanhante. Mas essa decisão (se terá direito a acompanhante ou não) será tomada em consenso entre os vereadores”, diz o texto da nota recebida pela reportagem.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 hora atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

6 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

6 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

7 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

8 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

8 horas atrás