O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), declarou estado de calamidade pública no município por conta do novo coronavírus. A cidade já registrou 14 casos confirmados e tem 281 suspeitos de estarem infectados pela doença. Na prática, a medida ajuda na flexibilização do orçamento público para o combate à pandemia causada pela Covid-19.
O decreto nº 5941 foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) no Diário dos Municípios. As secretarias da Fazenda e de Planejamento da Serra vão acompanhar a situação fiscal e execução orçamentárias e financeira das medidas relacionadas à emergência da Covid-19.
Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, a Serra já teve 377 notificações da Covid-19, sendo que 14 foram confirmadas, 82 descartadas e 281 ainda estão em investigação.
Por conta do avanço da doença em terras capixabas, Audifax tem tomado diversas medidas para conter o coronavírus. Entre elas, está o fechamento de escolas por tempo indeterminado, limpeza de vias públicas, suspensão de serviços não essenciais e até liberação de servidores idosos.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o prefeito já tinha decretado estado de emergência em saúde pública. Com esse decreto, o Município tem mais facilidade para tomar decisões de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Coronavírus no Espírito Santo
Vale destacar que o Estado registrou os primeiros casos de transmissão comunitária, ou seja, a Secretaria de Estado de Saúde não consegue identificar a origem da contaminação dos pacientes. A informação foi dada pelo governador Renato Casagrande (PSB), na tarde da última segunda-feira (30), que afirma ainda que o Estado entrou na mesma situação de Rio de Janeiro e São Paulo.