Categories: Política

Moradora de Valparaíso aciona prefeitura por melhorias no entorno da Delegacia da Mulher

Yngrid Pinto está desenvolvendo um aplicativo para combate à violência doméstica

Yngrid (à direita) em recente premiação no Estado. Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

A iniciativa de uma moradora de Valparaíso, Yngrid  Pinto, pode beneficiar mulheres vítimas de violência que precisam de atendimento na Delegacia Especializada em Proteção à Mulher, localizada no bairro Boa Vista 2. Ela abriu processo administrativo para os secretários municipais de Obras e de Desenvolvimento Urbano solicitando o recapeamento asfáltico e placas de sinalização viária na rua onde se encontra a delegacia.

Segundo Yngrid, a intenção é facilitar o acesso à instituição por parte de mulheres que já se encontram em situação de vulnerabilidade.

“Em 2017 a delegacia saiu de Laranjeiras e foi para Boa Vista, dificultando o acesso dessas mulheres, sabendo que apenas uma linha de ônibus passa pelo bairro, sem contar o alto índice de violência. Obviamente que minha intenção é transferir essa delegacia para um lugar mais estratégico, porém enquanto isso não acontece eu estou requerendo como cidadã o mínimo de acessibilidade”, disse.

“Devido a históricos culturais, sabemos do pacto de silêncio e do medo assombram as vítimas para se direcionar até uma delegacia em busca de ajuda. Meu principal objetivo e dialogar com os órgãos competentes para viabilizar uma melhor localização, enquanto isso para evitar o cerceamento de direito das mulheres, encaminhei os dois ofícios com cópia para secretaria de politicas públicas para mulheres, pedindo sensibilização e celeridade no requerimento. Com esses dois processos protocolados, quero também ter a oportunidade de informar que os munícipes podem requerer como cidadãos melhorias e políticas públicas para sua cidade”, frisou.

Yngrid Pinto tem 30 anos e sempre morou na Serra, no bairro Valparaíso. É bacharel em direito e começou sua atuação na área pública no período de estágio da faculdade. Passou dois anos como gestora no setor privado e em 2017 retornou para o setor público, onde busca fomentar políticas públicas, especialmente na defesa dos direitos da mulher.

Ela é uma das finalistas do prêmio Mulheres do Amanhã, de iniciativa da Arcelor Mittal, na categoria setor público, e agora está participando do prêmio de boas práticas, realizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Outra iniciativa de Yngrid é a formação de um grupo de mulheres que compartilham das mesmas ideias, com a intenção de levar a Lei Maria da Penha para conhecimento e debate, bem como, palestras e cursos de empoderamento, empreendedorismo e educação financeira.

“Além disso, queremos incentivar a participação da mulher na política, pensando no papel social desempenhado, principalmente quando levamos em consideração uma sociedade como a nossa, sob a égide do machismo. Por fim, informo ainda que estou desenvolvendo um aplicativo para combate à violência doméstica que se encontra em fase de finalização”, adiantou Yngrid.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

3 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

3 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

4 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

5 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

5 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás