Você já ouviu aquele barulhinho que os gatos fazem? Pois é, este barulhinho é o ronronar, uma forma de comunicação utilizada pelos gatos para ‘falar com seu dono’.
Ronronando os gatos podem manifestar que estão com fome, medo ou até mesmo querendo aconchego, não é fofo?!
O ronronar pode ser interpretado como uma forma de os gatos dizerem “Mamãe, eu preciso de você!”, ou “Mamãe, eu adoro ficar com você…”. De onde se conclui que é mais ou menos assim que os bichanos enxergam seus donos – como a figura materna.
De acordo com o especialista em felinos Carlos Alberts, professor de zoologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) um dos fatos que reforça a teoria é que gatos selvagens não ronronam para humanos, e nem mesmo para indivíduos da mesma espécie que não sejam a progenitora ou os companheiros de útero.
De acordo com o professor, a capacidade de se comunicar dessa forma seria algo próprio apenas de filhotes, mas que, com a domesticação, acabou sendo perpetuada pelo resto da vida. Afinal, gatos de todas as idades se comportam como crianças felinas, que não precisam sair para caçar.
Por exemplo, um ronronar com frequência mais baixa é utilizado pelos bichos para manipular os humanos, a fim de que eles supram suas necessidades. Como costumam obter resposta dos donos, a chance de usarem o recurso com diferentes objetivos aumenta. Por isso, pesquisas apontam semelhanças entre o som dos gatos e choro dos bebês.
No meu apartamento, hoje são nove gatos. Cada um deles ronrona de uma forma diferente, é impressionante!!! O Tango ronrona e amassa pãozinho para pedir carinho e atenção. Já o Cash ronrona bem baixinho quando chego em casa. Ele ‘conversa’ comigo e se esfrega com muita alegria porque eu cheguei ou até mesmo meu marido.
Esta semana, resgatei dois bebês e eles ronronam para pedir comida. Pois então, mãos a obra meninas, bora observar o que nossos bichanos fazem para se comunicar com a gente!!!!! Me contem tudo! Vou adorar saber o porque que seus bichinhos ronronam…